quarta-feira, 15 de junho de 2011

Genética e a redução do efeito estufa

Genética pode contribuir para reduzir efeito estufa
Encurtar o ciclo pecuário de três para dois anos resultaria em economia de emissão de gases do efeito estufa.
A pecuária poderá ter reduzidos os índices de emissão de gás carbônico na natureza se utilizar o melhoramento genético para encurtar o ciclo do rebanho, do nascimento ao abate. A afirmação é do consultor de meio ambiente Daniel Lôbo, da Ecolog, empresa especializada em sustentabilidade no agronegócio.
Com o melhoramento genético, seria possível reduzir em um ano o ciclo padrão da pecuária brasileira, que atualmente é de três anos, diz o consultor. "Solução técnica para isso existe, basta ter vontade política."
A redução do ciclo pecuário resultaria numa economia verde, segundo levantamento de Lôbo, de 8 quilos de CO2 emitidos por quilo de carne, ou 120 quilos CO2/arroba de carne.
Negociação. Os créditos de carbono resultantes desta economia poderiam ser negociados em bolsa, como já ocorre em outros setores. "Cada tonelada de CO2 que se deixa de emitir vale 17 euros, e a pecuária tem todas as condições de se inserir nesse processo", diz o consultor.
"Poderemos ter animais mais produtivos em ciclos mais curtos, com a mesma quantidade de carne e menor tempo de abate usando menos os recursos naturais e, consequentemente, deixando de emitir os gases do efeito estufa."
Lôbo considera o seu trabalho, com tais cálculos, inédito. "Desconheço algum estudo feito nesse sentido", diz. "Agora, é preciso ter engajamento entre o setor pecuarista e as políticas públicas. Quanto mais rápido, melhor", afirma Lôbo.
Outra maneira pesquisada para reduzir as emissões de gases-estufa pela pecuária (sobretudo o metano, liberado por meio do arroto e flatulência) é melhorar as fórmulas nutricionais dos bovinos, para facilitar a digestão e consequentemente a emissão de gases.
Sobe
Com tecnologia
Integração
Unir pecuária, lavoura e floresta contribui significativamente para reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera.
Desce
Sem tecnologia
Pecuária extensiva
Sistema antigo, que utiliza apenas pasto e baixa lotação por hectare, está fadado ao desaparecimento. (OESP)

Nenhum comentário:

Importância dos Territórios Indígenas na mitigação das mudanças climáticas

Em um estudo recente na PLOS ONE, pesquisadores de 6 países diferentes, examinaram a importância dos Territórios Indígenas na mitigação das ...