sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Usos diferentes para sacola plástica de supermercado

Saiba como transformas sacolas plásticas em objetos úteis para você e sua casa.
O embargo à distribuição de sacolas plásticas de polietileno no comércio de diversas cidades brasileiras gerou uma forte polêmica entre os órgãos governamentais, de defesa ao consumidor, instituições de proteção à natureza e comerciantes. Como a decisão foi de que a distribuição destas sacolas voltasse a ser livre, é importante que nós aprendamos o upycling, evitando que a indefinição deste embate nos faça acumular pilhas de sacola plástica e prejudicar a natureza.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente o uso de plásticos pela sociedade, mesmo não sendo tão alto quanto o da indústria, é bastante impactante, pois a sacola plástica, item mais comum de descarte, prejudica tanto as cidades – entupindo bueiros, provocando enchentes e permitindo com acúmulo de água a proliferação do mosquito da dengue; quanto a natureza – poluindo as águas e matando animais que a ingerem por engano.
Muitas pessoas cientes destes danos à natureza desenvolveram técnicas para reaproveitar as sacolas plásticas e dar a elas um novo uso, transformando-as em objetos úteis para sua casa ou para si. A invenção tem sido tão bem aceita que muitos destes produtos passaram a ser vendidos e geram uma renda extra para os criativos.
Artesanato com sacolas plásticas
Todos os possíveis produtos a serem gerados a partir de sacolas plásticas são originados de uma única técnica: o crochê. A única diferença entre o crochê tradicional e o crochê de sacola plástica é que ao invés do fio de lã ou tecido, utiliza-se tiras recortadas de sacolas plásticas que formam um novelo de fio de plástico.
Não há limitações sobre os pontos de crochê a serem feitos com o fio de plástico, nem quanto ao resultado do produto final, inclusive, o crochê de sacolas plásticas gera produtos mais resistentes e impermeáveis.
Veja alguns exemplos de possíveis objetos úteis resultados do crochê de sacola plástica:
Bolsa, Cacareco
Cadeira, Sacolinhas Plásticas Blog
Centro de mesa, Helicônia
Cortina para banheiro, D Coração
Porta níquel, Ser Sustentável com Estilo
Tapete, Milla Roja.Bolsa, Cacareco.
Cadeira,
Sacolinhas Plasticas Blog. Centro de mesa,
Heliconia. Cortina para
banheiro, D Coração. Porta
níquel, Ser Sustentavel com Estilo. Tapete, Milla Roja. Para fazer esse tipo de artesanato você vai precisar dos seguintes materiais:
·       Sacolas plásticas;
·       Creme hidratante – use um bem baratinho;
·       Agulhas para crochê;
·       Tesoura.
O modo de fazer é bem simples: comece recortando as alças e ainda o fundo da sacola que vai utilizar. Estique bem a sacola, de modo que suas dobras naturais sejam desfeitas. Depois, dobre uma das laterais até o meio da sacola e dobre novamente, usando a mesma medida anterior, deixando uma parte sem dobrar. Recorte tiras verticais de toda a extensão da parte dobrada da sacola.
Desdobre as tiras e na primeira delas faça um recorte na diagonal para que se forme uma ponta. Pegue a ponta e acompanhe até a parte que não está cortada, recorte unindo a próxima tira até que seja formado um único fio.
Este enorme fio deve ser enrolado na mão para formar o novelo de plástico a ser feito o crochê. O hidratante deve ser colocado na mão em que não se usará a agulha e toda vez que for dar um ponto, deve-se molhar a ponta da agulha no hidratante para o fio de plástico criado ficar mais maleável para o trabalho.
Se você ficou insegura por não ter conhecimentos sobre pontos de crochê, existem diversas revistas especializadas em bancas de jornal e blogs de artesãos que dão o passo a passo de diversos tipos de trançado. Não deixe de liberar a sua imaginação e potencial de fazer artesanatos lindos que ainda por cima ajudam a natureza. (dicasdemulher)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...