quarta-feira, 19 de maio de 2021

Bolsonaro convencerá líderes de que conterá desmatamento?

Bolsonaro tentará convencer líderes de que se esforça para conter desmatamento.
Presidente brasileiro falou que para alcançar esses objetivos serão necessários "recursos vultosos.

•        Bolsonaro falará três minutos sobre suas ações a respeito do desmatamento

•        Brasileiro prometeu zerar o desmate ilegal até 2030

•        Encontro acontece um ano depois após reunião ministerial do "passar a boiada"

Presidente Jair Bolsonaro participa em 22/04/21 da reunião virtual da Cúpula de Líderes Sobre o Clima. O brasileiro e outros 39 líderes mundiais foram convidados pelo presidente dos EUA, Joe Biden. Discussões acontecem em 22/04 e 23/04/21.

Bolsonaro deve falar por cerca de três minutos com o objetivo de convencer lideranças mundiais de que o Brasil vem se esforçando para conter o desmatamento na Amazônia. Os números de março, porém, mostram que foi pior desmate desde 2011.

O presidente brasileiro fará sua participação direto do Palácio do Planalto e estará acompanhado dos ministros Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), Carlos França (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura), Fábio Faria (Comunicações) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).

Em cúpula, Bolsonaro buscará convencer líderes mundiais de que tenta conter desmatamento.

Em carta enviada a Biden em 14/04/21, Bolsonaro prometeu zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. “Queremos reafirmar nesse ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por vossa excelência, o nosso compromisso em eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030”, disse Bolsonaro na carta.

No documento, o presidente brasileiro falou ainda que para alcançar esses objetivos serão necessários "recursos vultosos e políticas públicas abrangentes".

"Passar a boiada"

Vale registrar que a Cúpula Virtual do Clima acontece um ano depois da famosa reunião ministerial em que Ricardo Salles disse que era preciso "passar a boiada" a respeito da desregulamentação da legislação ambiental enquanto o foco das atenções era o combate à pandemia.

Biden protagonista

Esse encontro sobre o clima é visto como uma oportunidade para Joe Biden assumir o protagonismo nessa questão ambiental, um dos pilares de sua campanha à Presidência dos EUA. Além disso, essa reunião servirá como um "esquenta" para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-26, prevista para o período entre 1º e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. (yahoo)

Nenhum comentário:

6