domingo, 9 de maio de 2021

Mudança climática torna temporadas de monções indianas mais caóticas

Mudança climática está tornando as temporadas de monções indianas mais caóticas.
Aumento da temperatura global coloca segurança alimentar da Índia em risco.

A cada grau Celsius que sobe no clima global, as chuvas devem aumentar 5% na Índia, impactando a produção de alimentos para uma população de 1,3 bilhão.

Se o aquecimento global continuar sem controle, as chuvas das monções de verão na Índia se tornarão mais fortes e irregulares.

Esta é a conclusão central de uma análise feita por uma equipe de pesquisadores alemães que comparou mais de 30 modelos climáticos de última geração em todo o mundo.

O estudo prevê mais anos extremamente úmido no futuro – com consequências potencialmente graves para o bem-estar, a economia, os sistemas alimentares e a agricultura de mais de um bilhão de pessoas.

Chuva na floresta

“Encontramos evidências robustas de uma dependência exponencial: para cada grau Celsius de aquecimento, as chuvas de monções provavelmente aumentarão em cerca de 5%”, diz a autora principal Anja Katzenberger do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático/PIK e Universidade Ludwig-Maximilian em Munique, Alemanha/LMU. “Assim, também pudemos confirmar estudos anteriores, mas descobrimos que o aquecimento global está aumentando as chuvas de monções na Índia ainda mais do que se pensava anteriormente. Está dominando a dinâmica das monções no século 21”.

Muita chuva pode prejudicar as plantas

Mais chuvas não é necessariamente bom para o setor agrícola da Índia e dos países vizinhos. Como a coautora Julia Pongratz, da LMU, explica: “As plantações precisam de água, especialmente no período inicial de crescimento, mas muita chuva durante outros estados de crescimento pode prejudicar as plantas – incluindo o arroz, do qual a maioria da população da Índia depende para seu sustento. Isso torna a economia e o sistema alimentar indianos altamente sensíveis aos padrões voláteis das monções”.

Olhar para o passado mostra que o comportamento humano está por trás da intensificação das chuvas. A partir da década de 1950, as forças feitas pelo homem começaram a superar as lentas mudanças naturais que ocorrem ao longo de muitos milênios. Altas cargas de aerossol de bloqueio de luz solar levaram a um aquecimento moderado e a um declínio nas chuvas, mas desde então, a partir de 1980, o aquecimento induzido por gases de efeito estufa se tornou o fator decisivo para temporadas de monções mais fortes e erráticas.

Mudança climática ameaça Índia a ter regiões inabitáveis.

Uma ameaça ao bem-estar do subcontinente indiano.

“Vemos cada vez mais que a mudança climática envolve extremos climáticos imprevisíveis e suas graves consequências”, comenta o líder do grupo e coautor Anders Levermann, da PIK e da Columbia University, de Nova York/EUA, sobre os resultados do estudo publicado pela Earth Dinâmica do sistema. “Porque o que está realmente em jogo é o bem-estar socioeconômico do subcontinente indiano. Uma temporada de monções mais caótica representa uma ameaça para a agricultura e a economia da região e deve ser um alerta para que os legisladores reduzam drasticamente as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo”. (ecodebate)

Nenhum comentário:

8.