O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.
sábado, 25 de outubro de 2008
3ª REGRA - Mude seus hábitos
Fornecer informações técnicas com as necessárias explicações, procurando sempre colocar um pouco de humor e sarcasmo, para que não fique muito chato.
A maior parte das nossas ações é mecânica. Fazemos sem precisar pensar. Mudando certos hábitos, você poderá economizar muita energia. Não só energia elétrica como energia muscular e outras energias.
1 - Desenvolva as suas atividades enquanto é dia. Deixe menos coisa para a noite.
2 - Aposente a batedeira elétrica. Faça o bolo com a batedeira manual. Ajuda a evitar a osteoporose.
3 - Substitua a campainha elétrica por um sino. É mais romântico e não consome nada de eletricidade.
4 - Diminua o tempo do seu banho. Não precisa ficar 40 minutos de baixo do chuveiro.
5 - No inverno tome banho, um logo em seguida do outro. Assim, o calor acumulado no banheiro não vai embora.
6 - Se possível, faça banhos coletivos. Todos juntos. No Japão (país de primeiro mundo) não existia banho nas residências. Todos iam tomar banho juntos na Casa de Banho pública.
7 - De vez em quando tome um banho frio. Faz bem para a saúde.
8 - A energia que o ferro gasta para esquentar é muito grande. Quando for passar roupa, não passe apenas uma peça, aproveite e passe todas as roupas que precisam ser passadas. Espere acumular um bom volume de roupa para passar.
9 - Não fique abrindo a geladeira a toda hora. Cada vez que você abre a porta, uma quantidade muito grande de frio vai embora. Feche logo. Não deixe a porta aberta por muito tempo, pois o frio vai todo embora e depois disso o compressor consume muita energia para repor o frio que foi embora.
10 - Antes de abrir a geladeira, pegue tudo o que você vai guardar e deixe próximo. Assim você abrirá menos vezes a porta da geladeira.
11 - Quando for abrir a porta da geladeira, não abra muito. Abra só o suficiente para você poder pegar as coisas.
12 - Não guarde coisas quentes na geladeira. Espere esfriar.
13 - Não adianta desligar a geladeira durante a noite. De manhã quando você ligá-la, ela vai recuperar todo o frio que ela perdeu durante a noite e esse consumo pode até ser maior que o que ela consumiria durante a noite.
14 - Se possível não use o elevador. Vá a pé. É mais saudável.
15 - Antes de viajar, consuma tudo o que tem na geladeira. Ao viajar, desligue-a. Esvazie a geladeira e deixe a porta aberta.
16 - Não use a lavadora de louça nem a de roupa. Lave tudo na mão. O tanque de lavar é melhor que a esteira. Fortalece as pernas e tira a barriguinha.
17 - Por falar em esteira, instale um dínamo na sua esteira e transforme a sua energia física em eletricidade.
18 - Dê preferência em comprar na Feira Livre. Lá não tem iluminação, segurança, ar condicionado, você estará colaborando bastante para economizar eletricidade.
19 - Não use a torradeira elétrica. Coma o pão fresco.
20 - Não faça torta de morango. Coma os morangos frescos. São mais saudáveis.
21 - Prefira a culinária japonesa. Peixe cru, legumes em salmoura.
22 - Não faça PIZZA em casa. Consome muita eletricidade. Peça à pizzaria que tem FORNO A LENHA. Polui o meio ambiente, mas em compensação não gasta eletricidade.
23 - Da mesma forma, não faça assados em casa. Aquele pernil, aquele leitão à pururuca fica bem mais tostadinho e crocante se você levar na Padaria e pedir para colocar no Forno à Lenha deles.
24 - Não faça Batatas Fritas em casa. Consome eletricidade ou consome gás. Compre pronto no Mac Donald’s ou no Habib’s. Gaste a eletricidade dos outros e não a sua. Você precisa reduzir 20%.
25 - Não faça comida em casa. Hoje em dia, com esses Restaurantes por quilo, é bem mais prático comer fora.
26 - Troque o seu televisor de 29 polegadas por outro de 20 polegadas.
27 - Troque o seu televisor de 20 polegadas por outro de 14 polegadas.
28 - Troque o seu televisor de 14 polegadas por um preto e branco.
29 - Não assista televisão por muito tempo.
30 - Não ande de Ônibus Elétrico, eles consomem muita eletricidade. Prefira os ônibus a diesel. São mais barulhentos e poluem bastante o meio ambiente.
31 - Não ande de trem ou de metrô. Eles consomem muita eletricidade. Dê preferência ao carro particular, às peruas clandestinas ou ao ônibus a diesel. Custam mais barato e têm mais opções.
32 - Não usar sacos ou sacolas de plástico. Na sua produção consumem muita eletricidade. Dar preferência a sacolas de tecido, de tricô ou crochê. Vai dar emprego para muita gente.
33 - Não usar sapatos fechados. Usam muito couro ou plástico. Dê preferência a sandálias. São mais econômicas, criam menos chulés e vai dar emprego para milhares de pessoas.
34 - Não usar a serra elétrica. Dar preferência ao serrote.
35 - Não usar a furadeira elétrica. Dar preferência ao Arco de Pua.
36 - Contrate o SEGURO de todos os seus aparelhos elétricos. Esses apagões forçam muito os aparelhos que correm o risco de se queimarem.
37 - Quando for votar, nas próximas eleições, não dê ouvidos a políticos idealistas e que só falam no tal do SOCIAL. O Brasil como todas as capitais e as grandes cidades do interior está precisando de investimentos em infra-estrutura. Não é só a eletricidade que vai faltar. Faltará água para beber, esgoto, escolas, hospitais, creches, etc. Vai faltar também emprego para quem quiser trabalhar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nosso país não está entre os 30 mais quentes do mundo
Ondas de Calor no Brasil: Nosso país está entre os 30 mais quentes do mundo? Quando pensamos nos países mais quentes do mundo, é normal acha...

-
4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar A necessidade contínua de revisar a interrelação “homem-ambiente”, en...
-
Quanto se gasta de água por dia no mundo. Todo mundo sabe que economizar água é o mínimo que podemos fazer pela saúde do planeta. Nã...
-
Tenho certeza que você já ouviu falar dos famosos 3 Rs da Sustentabilidade – Reduzir , Reutilizar e Reciclar . No entanto, existem ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário