A urbanização é uma realidade que tem marcado a evolução da história humana. Atualmente, cerca da metade da população mundial vive em cidades, enquanto a outra metade vive no campo. Até 2030, em torno de 60% da população do mundo estará morando no meio urbano. A urbanização mundial deve chegar a 70%, em uma população de 9 bilhões de habitantes, no ano de 2050.
Desta forma, qualquer solução ambiental que leve em conta a população do Planeta deverá considerar, prioritariamente, as cidades. A população das metrópoles alterna sua presença cotidiana dentro e fora dos ambientes de moradia, de trabalho, de comércio, de serviços públicos e lazer. Assim, a concentração urbana torna os edifícios – em todas as suas formas e tamanhos – o centro das preocupações ambientais.
Para minimizar os danos ambientais, maximizar a eficiência energética, garantir sistemas de reutilização de água e de aproveitamento do lixo e dos rejeitos sólidos, profissionais da construção civil, arquitetura, design e paisagismo têm unido esforços para a viabilização dos edifícios sustentáveis e o desenvolvimento de técnicas para melhorar o aproveitamento dos recursos naturais.
Algumas destas técnicas são simples e de fácil execução:
* Torneira de baixo consumo;
* Janela que aumenta a entrada de luz natural e reduz o uso de energia elétrica;
* Medidores de consumo individuais;
* Uso de energia solar para aquecer a água e produzir energia elétrica;
* Reaproveitamento da água para ser usada na limpeza das áreas comuns do prédio e para regar os jardins;
* Lâmpadas de baixo consumo;
* Luzes das áreas comuns que só acendem quando alguém passa;
* Coleta seletiva de lixo e reaproveitamento de materiais, etc.
Outras técnicas e soluções são mais complexas, como no caso do edifício “Bahrain World Trade Center”, situado na cidade de Manama, nos Emirados Árabes Unidos. Este complexo arquitetônico é constituído por duas torres de 240 metros de altura, ligadas por três pontes, que sustentam 3 turbinas eólicas de 29 metros de diâmetro cada. A própria forma das torres foi pensada para dar força ao vento que chega às pás das turbinas, aumentando a quantidade de energia eólica produzida.
Cada turbina é capaz de gerar 225 kW de energia ao ano, totalizando 675 kW, equivalente ao consumo anual de 300 residências. A energia eólica produzida pelas 3 turbinas será capaz de prover cerca de 15% do consumo de energia das duas torres do “Bahrain World Trade Center”. O edifício ganhou o prêmio LEAF 2006, pelo bom uso de tecnologia ambiental em larga escala.
Evidentemente, são muitas as medidas que devem ser tomadas para viabilizar uma cidade ecológica e para construir prédios sustentáveis. Mas sem dúvida, juntar beleza arquitetônica com sustentabilidade ambiental pode ser o caminho para tornar as cidades um lugar mais harmônico, agradável e feliz para se viver. (EcoDebate)
O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Principal corrente do Oceano Atlântico pode entrar em colapso em breve
Um grupo de cientistas internacionais afirma que o Oceano Atlântico pode enfrentar um grande colapso em breve, o que poderia causar diversas...
-
4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar A necessidade contínua de revisar a interrelação “homem-ambiente”, en...
-
Esquema de uma estação de tratamento de água. As questões do meio ambiente no Brasil foram introduzidas através dos conceitos do saneamento ...
-
Tenho certeza que você já ouviu falar dos famosos 3 Rs da Sustentabilidade – Reduzir , Reutilizar e Reciclar . No entanto, existem ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário