quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Agricultura cresce com a queda do desmatamento

Estudo mostra que produção agrícola cresce com a queda do desmatamento
Pesquisadores analisaram tendências de uso da terra na floresta amazônica em Mato Grosso
Não há nenhuma contradição entre diminuir o desmatamento e aumentar a produtividade agrícola. É o que mostra um estudo publicado na última edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences [Decoupling of deforestation and soy production in the southern Amazon during the late 2000s] (PNAS).
Os pesquisadores analisaram as tendências de uso da terra na floresta amazônica do Estado de Mato Grosso.
Entre 2006 e 2010, o desmatamento na região caiu para 30% da média histórica de 1996 a 2005. Ao mesmo tempo, a produtividade agrícola atingiu o ápice do período estudado.
De 2001 a 2005, o aumento da produtividade da soja pode ser explicado exclusivamente pelo aumento da área plantada, principalmente pastos convertidos em lavouras (74%) e florestas desmatadas (26%). Na segunda metade da década, a produtividade da soja cresceu 78%. Quase um terço desse porcentual pode ser explicado pelo aumento de produtividade das lavouras já existentes.
Além disso, a maior parte da expansão das fronteiras agrícolas da soja (91%) ocorreu em regiões já desmatadas. As razões apontadas para a mudança são políticas eficazes para estimular o uso sustentável da terra. (EcoDebate)

Nenhum comentário:

Aumenta a geração de lixo plástico pela Amazon

E o que é pior, em 2022 a companhia gerou cerca de 95 mil toneladas de lixo plástico naquele país, 9.6% mais que ano anterior – desse total,...