quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Em 4h, vazão do Piracicaba sobe 10 vezes

Vazão do Rio Piracicaba aumentou dez vezes com a chuva de 02/11/14.
Durante 4 horas, choveu mais do que a quantidade registrada em todo o mês de outubro; vazão passou para 65 mil litros por segundo.
A chuva que caiu em 02/11 fez a vazão do Rio Piracicaba subir dez vezes. Em três pontos de medição, durante quatro horas, choveu mais que o volume de chuvas registrado no mês de outubro inteiro. A vazão do rio foi de 6,5 mil litros por segundo para 65 mil litros na Rua do Porto, ponto turístico da cidade de Piracicaba.
O efeito disso é percebido de imediato, pois as pedras do fundo que estavam à vista em vários pontos do leito, agora ficaram quase encobertas por completo pela água. A medição da vazão do Rio Piracicaba é feita pelo Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) que, às 17h de 03/11, apontava 56,5 mil litros por segundo no posto de análise do Distrito de Artemis.
Volume do Rio Piracicaba aumentou após chuvas de 02/11
O sistema também indicava um volume crescente de água no leito do rio, importante para dezenas de municípios e ainda para o Sistema Cantareira, responsável por abastecer a Região Metropolitana de São Paulo.
De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), deve chover esta semana na cidade - que continuará com temperatura elevada, na casa dos 30ºC. A possibilidade de chuva é de 80%, mas ela deve ser curta e acompanhada de trovões.
O índice pluviométrico foi alto entre a noite de 02 e o início da madrugada de 03/11, quando em que a precipitação atingiu 36,6 milímetros, bem acima dos 23,5 milímetros marcados durante todo o mês de outubro. Até o fim de novembro a expectativa é de que chova 100 milímetros, quantidade igual ao mesmo mês de 2013 e que ajudaria na recuperação do rio.
O leito do Piracicaba chegou a ter pouco mais de 60 centímetros de profundidade, foi a 80 centímetros e dobrou nos dois últimos dias, chegando a 1,60 metros. A pouca quantidade de água fez milhares de peixes morrerem nos últimos meses por falta de oxigênio.
Prejuízo
A chuva também causou prejuízos em Piracicaba na noite de 02/11. Uma rampa de acesso do shopping local ficou destruída e foi fechada sem data para ser reaberta. Consumidores tiveram dificuldade para deixar o empreendimento e postaram fotos nas redes sociais informando a situação.
O shopping informou que não houve dano estrutural no complexo onde ficam as lojas e nem vítimas. (OESP)

Nenhum comentário:

Solo da Antártida está ‘levantando’ e Brasil sofrerá danos

Solo da Antártida está 'levantando' e Brasil pode sofrer danos, dizem cientistas. Outras cidades costeiras pelo mundo também podem...