terça-feira, 11 de agosto de 2015

Eletrônicos diretos para a reciclagem

Sorocaba/SP recicla 25 toneladas de eletroeletrônicos por mês.
Pelo novo acordo, a Prefeitura cede o galpão onde funciona o Núcleo e onde é realizado o trabalho de reciclagem.
A Prefeitura de Sorocaba firmou um novo convênio com a Cooperativa de Reciclagem Reviver. Com isso, o governo assegura a continuidade dos trabalhos de coleta de resíduos eletrônicos, em parceria com a Cooperativa Catares, e encaminhamento ao Núcleo de Gerenciamento de Resíduos, que faz a reciclagem desse tipo de lixo. O trabalho do Núcleo, sediado no Jardim Iguatemi, evita que cerca de 25 toneladas de eletrônicos sejam descartados no meio ambiente mensalmente.
Pelo novo acordo, a Prefeitura cede o galpão onde funciona o Núcleo e onde é realizado o trabalho de reciclagem, além de caminhões, equipamentos para prensagem e materiais, somando aproximadamente R$ 630 mil pelo período de um ano. "Renovamos o convênio para garantir a continuidade desse importante trabalho. São toneladas de lixos eletrônicos que poderiam causar sérios danos ao meio ambiente e que, agora, estão tendo uma destinação correta. E o que é mais importante: geram renda a dezenas de trabalhadores que atuam nas cooperativas", explica o secretário Oduvaldo Denadai.
Conforme destaca Julio Cesar Andrade, responsável pelo Núcleo, entre os materiais doados pelas empresas parceiras e os que são levados pelos sorocabanos, mensalmente são reciclados no local uma media de 25 toneladas de resíduos eletrônicos. São geladeiras, lavadoras, TVs, rádios e todo tipo de produto que pode ser ligado à energia elétrica.
Quando chega ao Núcleo, o material é desmontado, selecionado e classificado. O que pode ser reciclado, como por exemplo TVs, fios de cobre, placas de circuito impresso e plásticos, vai para reciclagem. Quando se trata de aparelhos que têm tubos de vidro - que contêm chumbo e fósforo, materiais altamente contaminantes -, os mesmos são encaminhados para o aterro especifico. "É material contaminante que tem de ser retirado do meio ambiente", explica Andrade.
A Receita Federal e a Polícia Civil de Sorocaba também são parceiros do Núcleo, destinando periodicamente produtos eletrônicos apreendidos e fruto de contrabando, que são inutilizados e destinados a reciclagem. As empresas de médio e grande porte que possuem equipamentos eletrônicos para descarte também podem telefonar que o próprio Núcleo irá recolher os aparelhos, fornecendo inclusive, um laudo técnico de recebimento.
As unidades da Casa do Cidadão e os terminais de ônibus da cidade também são postos de coleta de pilhas e baterias. Quem tiver um computador velho, um ventilador sem uso ou ainda uma televisão sem funcionar pode levá-los até o Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos ou verificar se o caminhão da coleta seletiva passa pelo seu bairro.
O material reciclado é recolhido por empresas homologadas para recepção e manipulação desses produtos. A renda obtida pelos materiais comercializados com empresas especializadas é dividida entre os trabalhadores que atuam no Núcleo, resultando numa renda mensal de aproximadamente R$ 1.360,00 para cada um. O Núcleo de Gerenciamento de Resíduos está localizado na rua Ourinhos, 241, Jardim Iguatemi. O telefone para contato é (15) 3325-5961. (jornalcruzeiro)

Nenhum comentário:

Derretimento das geleiras impacta o nível do mar no Caribe

Distribuição desigual da água do degelo: A água proveniente do derretimento das geleiras não se distribui uniformemente pelos oceanos. A for...