Sustentabilidade Ambiental – Do seu emprego na
Internet ao conhecimento em sala de aula
Resumo
O
tema sustentabilidade é frequente na mídia tradicional, principalmente no que
refere à preservação ambiental e ao futuro da humanidade. Este trabalho
objetivou avaliar o conhecimento do termo sustentabilidade ambiental por alunos
do 3º ano do Ensino Médio em escolas pública e particulares além de discutir o
conceito do termo e seu emprego na mídia internet aplicados questionários para
duas turmas do 3º do Ensino Médio, sendo uma turma da escola pública e outra
particular.
Durante
o trabalho de revisão bibliográfica identificou-se os principais conceitos de
desenvolvimento sustentável. O trabalho foi estruturado com base em pesquisa
realizada no Google utilizando os termos sustentabilidade, Sustentabilidade
social, sustentabilidade econômica e sustentabilidade ambiental. De maneira
geral, observou em todos os termos pesquisados, que o conceito na maioria dos
sites está relacionado ao marketing de empresas ou propagandas de cursos na
área ambiental. Além disso, notou-se a falta de sites que possam ser usados
como referências em trabalhos escolares. Sendo assim o Google não é indicado
para pesquisa devendo optar pelo Google acadêmico e Scielo.
Palavras chave:
Desenvolvimento sustentável. Google. Meio ambiente.
Introdução
A análise do conceito
de sustentabilidade com o enfoque que conhecemos surgiu com a publicação do
relatório de Brundtland (WCED,1987). No entanto, as primeiras discussões a
cerca do tema, iniciou com o Clube de Roma em 1968 e sua proposta de
crescimento zero (LIMA, 2006). De acordo com o relatório de Brundtland
desenvolvimento sustentável é aquele que supre as necessidades das gerações
atuais sem comprometer os recursos naturais das futuras gerações. Esse conceito
enfatiza um dos princípios básicos da sustentabilidade, a visão em longo prazo.
Desde a definição elaborada na Comissão de Brundtland vários conceitos
surgiram, no entanto existem três dimensões comum em todas elas: econômica,
ambiental e social (CLARO;CLARO DANNY; AMÂNCIO, 2008).
Este tema vem sendo cada vez mais abordado na mídia
tradicional principalmente no que refere à preservação ambiental e ao futuro da
humanidade. Jornais, TVs, rádios, blogs, sites, abrem espaço para discutir
alternativas para alcançar o tão desejado desenvolvimento sustentável
(VERISSIMO, 2011).
Neste sentido o presente trabalho tem o objetivo de
discutir o conceito do termo sustentabilidade ambiental e como o mesmo está
sendo empregada na mídia internet e por alunos do Ensino Médio, mais
especificamente, do 3º ano.
Metodologia
Para
verificar e obter dados sobre o conhecimento dos alunos sobre o termo
sustentabilidade ambiental foi aplicado um questionário em duas escolas na
cidade de Guanhães/MG, sendo uma pública e a outra particular a série escolhida
foi o 3º ano do Ensino Médio por acreditar que nessa etapa os alunos estão mais
maduros quanto ao termo, além de ser um tema frequente em provas do Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Para
discutir sobre o emprego do termo “Sustentabilidade Ambiental” na internet, a
pesquisa foi realizada de forma sistêmica, utilizando o maior site de busca da
internet, o Google (NEVES, 2004).
Na
primeira parte da pesquisa foi utilizada a palavra “sustentabilidade” com o
intuito de coletar o número geral de sites relacionados. A partir daí a
pesquisa foi refinada com palavras-chaves sugeridas pelo próprio site de busca,
vistas abaixo:
a)
sustentabilidade ambiental;
b)
sustentabilidade social;
c)
sustentabilidade econômica.
Foram
analisadas as 5 primeiras páginas do Google, foram selecionados os 4 primeiros links,
totalizando em 20 páginas acessadas para cada palavra-chave, totalizando 80
links.
Em
cada link foi analisado se possuíam o conceito completo, uso social, marketing,
e /ou uso escolar.
Os
sites selecionados foram categorizados quanto à relação do conceito completo,
quanto ao uso para marketing, quanto ao uso escolar e quanto ao uso social. Foi
ainda feita uma análise qualitativa do conteúdo de cada site a fim de conferir
se o mesmo pode ser usado como fonte para trabalhos acadêmicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS
DA PESQUISA NAS ESCOLAS
Figura
1 – Representação gráfica do resultado da pesquisa feita com alunos com alunos
de escola pública e particular. Se já ouviu falar sobre o tema sustentabilidade
ambiental?
Geralmente
as escolas têm em seus currículos temas relacionados à sustentabilidade ambiental
o que diferencia é a forma como este é abordado.
Os
alunos que responderam sim na primeira pergunta deveriam indicar onde ouviram
se, na escola, televisão ou internet, podendo marcar mais de uma opção.
Figura
2 – Representação gráfica do resultado da pesquisa com alunos de escola pública
e particular sobre onde ouviram o termo sustentabilidade ambiental.

Para
a pergunta sobre qual o principal site de pesquisa é utilizado pelos alunos, a
resposta foi unânime, 100% responderam que pesquisam através do Google. Desta
forma as demais ferramentas de busca (scielo, CAPES, Google acadêmico) não
foram citadas.
Figura
3 – Representação gráfica do resultado da pesquisa com alunos de escola pública
e particular sobre em que site pesquisar.
Quando
pedido para descreverem de forma simples e resumida seu conceito do termo
Sustentabilidade Ambiental, a maior parte dos alunos descreveu o conceito do
termo sustentabilidade de forma errada, sendo 52,08% da pública e 45,45 % da
particular 39,06% da pública e 27,27% da particular responderam de forma
incompleta e 8,68% da pública e 27,27% da particular não descreveram (Figura
4).
Figura 4 – Representação gráfica do resultado da
pesquisa com alunos de escola pública e particular sobre o conceito completo de
sustentabilidade ambiental.
Na
pesquisa obteve-se um número maior de alunos da escola pública do que da
particular que responderam o conceito de forma errada, nota-se com a pesquisa
que a maioria dos alunos da escola particular ouviram falar do tema
sustentabilidade na escola enquanto os alunos da escola pública ouviram falar
na mídia televisão, os conceitos quando divulgados nos meios de comunicação
geralmente são voltados para marketing empresarial, conforme resultado de
buscas abaixo, já os conceitos escolares são mais completos e corretos.
Resultado de buscas
Figura
5- Representação gráfica do resultado da pesquisa para o termo
sustentabilidade.
De
maneira geral, observou para todos os termos pesquisados, que na maioria dos
sites, o conceito está relacionado ao marketing de empresas ou propagandas de
cursos na área ambiental. Os sites atitudes sustentáveis e sua pesquisa foram
os que mais apresentaram conceitos completos.
Veríssimo (2011) estudando o discurso da
sustentabilidade nas redes sociais observou que, em oitenta das cento e doze
comunidades pesquisadas, o termo estava relacionado com palavras como: verde,
ambiental, pessoal, empresarial, conferência, reciclagem, planeta, natureza,
eco, turismo, arquitetura, entre outros. E quarenta se basearam no Relatório de
Brundltand, quinze comunidades defendiam uma mudança radical na relação homem
natureza.
Considerações
Finais
Pode-se
concluir com este trabalho que sites de programas ambientais de empresas e
propagandas de cursos na área ambiental são a maioria.
Ficou
evidente a falta de sites que possam ser usados como referências em trabalhos
escolares, ou seja, o Google não é indicado para este tipo de pesquisa devendo
optar pelo Google Acadêmico ou Scielo.
Enfim,
o termo sustentabilidade pode ser melhor trabalhado nas escolas,
conscientizando os alunos da fundamental importância de conciliar
desenvolvimento e qualidade de vida sem agredir o meio ambiente e comprometer o
futuro da humanidade. (ecodebate)
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