quarta-feira, 11 de março de 2020

Portugal vai ter máquinas de recompensa para entrega de plástico

Através do Ministério do Ambiente e Ação Climática vai arrancar um projeto que visa incentivar os cidadãos portugueses a reciclar o seu plástico. O projeto passa por instalar 23 máquinas de recolha em grandes superfícies comerciais de Portugal Continental. As máquinas trocarão plásticos por recompensas.
Este sistema de incentivo recompensará o cidadão com diversas ofertas. De acordo com o Ministério do Ambiente, as recompensas serão talões de descontos para lojas e serviços, participação automática em sorteios ou mesmo donativos a instituições de caridade.
O projeto será oficializado na sexta-feira com a formalização de um contrato com a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente.  Para já, os locais específicos onde estarão as máquinas ainda estão por anunciar. O projeto foi financiado com 1,665 milhões de euros pelo Fundo Ambiental.
Portugal é o terceiro país que menos recicla
De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), cada português produz quase 500 quilos de lixo por ano (dados de 2017). Este é um número inferior à média europeia. Em contrapartida, apenas 12% desse lixo é reciclado.
Estes dados fazem com que Portugal seja a terceira nação do mundo que menos recicla, atrás apenas de Israel e da Turquia. Assim sendo, este projeto de incentivo à reciclagem é bem-vindo no seu pleno. Talvez desta forma os cidadãos portugueses considerem reciclar o seu lixo (principalmente o plástico) com mais afinco.
Quais são os teus hábitos de reciclagem?
Tens o hábito de separar papel, plástico e vidro colocando tudo nos respetivos contentores?
Portugal na média da UE em reciclagem de plásticos, mas baixo em papel e vidro. (4gnews.pt)

Nenhum comentário:

Derretimento das geleiras impacta o nível do mar no Caribe

Distribuição desigual da água do degelo: A água proveniente do derretimento das geleiras não se distribui uniformemente pelos oceanos. A for...