quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Visualização das mudanças climáticas de 1850-2018

Esta animação mostra como a temperatura estratosférica média, a temperatura estratosférica mais baixa, a temperatura da superfície, o conteúdo de calor do oceano (calor adicionado ao oceano ao longo do tempo devido ao aquecimento global) e o gelo do mar Ártico mudaram entre 1850 e 2018, a partir de fatores humanos e naturais da mudança climática.

Mais informações sobre as camadas da atmosfera da Terra podem ser encontradas aqui: https://climate.nasa.gov/news/2919/earths-atmosphere-a-multi-layered-cake/

Cada mapa e gráfico mundial vem de uma fonte de dados diferente, com linhas brancas representando observações modernas. As linhas verdes representam fatores naturais, linhas vermelhas mostram fatores humanos e linhas azuis ilustram fatores naturais e humanos – todos provenientes de resultados de modelos climáticos (simulação). Como esperado, as linhas azuis e brancas correspondem porque as observações modernas confiáveis (medições do que realmente aconteceu) se alinham com o total de dados simulados.

Claramente, as atividades humanas (principalmente a queima de combustíveis fósseis) dominam os aumentos de temperatura na superfície (onde os humanos vivem) e no oceano.

Baixe e assista ao vídeo e saiba mais: https://svs.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/details.cgi?aid=4908. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Cortar emissões de CO2 em 20% significa 2% de perda econômica

Cortar as emissões de CO 2 em 20% significaria apenas 2% de perda econômica. Um novo estudo mostra como as políticas climáticas podem ser...