terça-feira, 1 de outubro de 2024

Governo estuda impactos climáticos no planejamento de geração elétrica

Governo estudará impactos das mudanças climáticas no planejamento da geração elétrica.
Projeto do Ministério de Minas e Energia e EPE em parceria com o governo alemão será executado pelo consórcio PSR e Tempo OK e deve diagnosticar como a matriz elétrica brasileira se comportará diante de diferentes cenários climáticos. Também será atualizado um estudo realizado em 2020, que indicou que o sistema poderia ser operado de forma confiável e segura com uma penetração de até 70% das fontes variáveis no atendimento instantâneo da demanda.
O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciaram o projeto "Impactos das Mudanças Climáticas no Planejamento da Geração de Energia Elétrica". A iniciativa é uma cooperação com o governo alemão.

As mudanças climáticas podem impactar a geração de energia elétrica de diversas formas, como:

Aumento da demanda por eletricidade devido ao aquecimento global

Redução da oferta de energia elétrica em condições climáticas extremas, como a menor vazão dos rios

Prejuízos às fontes eólica, solar e de biomassa

Impactos nas redes de distribuição

Alteração do perfil do consumo

O setor energético tem um papel importante na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no planeta. Para isso, o setor vem passando por uma transformação, com o incentivo a novas fontes menos poluidoras e medidas para a maior eficiência do consumo energético.

Variações do clima no Brasil e no mundo têm influência direta sobre o setor elétrico

O estudo vai simular os impactos de cenários futuros de mudanças climáticas sobre o sistema elétrico brasileiro, analisando, por exemplo, como alterações nas variáveis de precipitação, temperatura, irradiação solar e vento poderão impactar o planejamento e a operação da matriz elétrica brasileira. (pv)

Nenhum comentário:

Brasil tem 47 GW em solar evitando emissão de 57 milhões de toneladas de CO2

Com 47 GW instalados no Brasil, solar já evitou a emissão de 57 milhões de toneladas de CO 2 no país. De acordo com a Absolar, setor foto...