quarta-feira, 7 de maio de 2025

Cidades mais altas do Brasil que não se preocupam com o avanço do mar

Conheça cidades mais altas do Brasil para viver sem se preocupar com o avanço do mar.

Estudos recentes mostram que diversas cidades costeiras brasileiras, como Recife (PE), Fortaleza (CE) e Santos (SP), já registram os efeitos da elevação do nível do mar.

Veja quais são as cidades mais altas do Brasil e por que elas são refúgios ideais diante do avanço do mar no litoral.
Erosão costeira, impulsionada pelas mudanças climáticas e pelo aumento do nível dos oceanos, já afeta praias.

Com o avanço do mar cada vez mais presente no litoral brasileiro, cresce a preocupação de quem vive próximo às regiões costeiras. A erosão costeira, impulsionada pelas mudanças climáticas e pelo aumento do nível dos oceanos, já afeta praias, reduzindo áreas de lazer, prejudicando o turismo e colocando em risco comunidades inteiras.

Diante desse cenário preocupante, muitos brasileiros buscam alternativas mais seguras para viver, longe da ameaça do recuo das praias. Pensando nisso, o Diário do Litoral selecionou as cinco cidades mais altas do Brasil — municípios que, além da elevada altitude, oferecem paisagens deslumbrantes, clima ameno e excelente qualidade de vida.

Conheça as cidades mais altas do Brasil

Confira a lista de cidades brasileiras situadas em altitudes elevadas, ideais para quem busca fugir dos riscos do avanço do mar e ainda aproveitar um ambiente de beleza natural incomparável:

1. Campos do Jordão (SP) – 1.628 metros de altitude

Conhecida como a "Suíça Brasileira", Campos do Jordão encanta visitantes e moradores com seu estilo arquitetônico europeu, temperaturas amenas e atrações turísticas como o Parque Estadual de Campos do Jordão. A cidade é um dos destinos mais charmosos da Serra da Mantiqueira.

2. Monte Verde (MG) – 1.555 metros

Distrito de Camanducaia, Monte Verde é um refúgio perfeito para quem ama natureza, gastronomia sofisticada e clima frio. Seus chalés acolhedores e trilhas em meio às montanhas atraem visitantes durante todo o ano.

3. Senador Amaral (MG) – 1.505 metros

Senador Amaral é um dos municípios mais altos de Minas Gerais e do Brasil. Ainda pouco explorada pelo turismo de massa, a cidade é ideal para quem busca tranquilidade, belas paisagens e qualidade de vida.

4. Urupema (SC) – 1.425 metros

Considerada uma das cidades mais frias do Brasil, Urupema é famosa por seus invernos rigorosos e pela possibilidade de ocorrência de neve. Situada na Serra Catarinense, a cidade oferece natureza exuberante e estilo de vida pacato.

5. Bom Repouso (MG) – 1.371 metros

Localizada no sul de Minas Gerais, Bom Repouso é conhecida pela produção de morangos e pela hospitalidade de seus moradores. Com clima agradável o ano todo, é uma excelente opção para quem busca sossego e belas paisagens montanhosas.

O avanço do mar no Brasil: um alerta para o futuro

Estudos recentes mostram que diversas cidades costeiras brasileiras, como Recife (PE), Fortaleza (CE) e Santos (SP), já registram os efeitos da elevação do nível do mar. Especialistas alertam que, até 2100, áreas urbanas próximas às praias podem enfrentar inundações frequentes, comprometendo a infraestrutura, a economia e a segurança de milhões de pessoas.

Portanto, buscar localidades em regiões mais altas e interioranas pode ser uma solução para quem deseja estabilidade e tranquilidade a longo prazo.

Por que considerar cidades altas?

Além da proteção natural contra os efeitos do avanço do mar, cidades situadas em maiores altitudes costumam ter clima mais ameno, menor poluição e melhor qualidade do ar. São também ótimas opções para quem deseja investir em turismo ecológico ou buscar um estilo de vida mais tranquilo e saudável.

Se você está em busca de segurança climática e qualidade de vida, as cidades mais altas do Brasil podem ser o seu próximo destino!

Estudo mostra como o aumento da temperatura e elevação do nível do mar devem afetar a cidade de Salvador/Ba.

Para quem teme que a Cidade Baixa possa ser atingida por um tsunami, talvez não esteja preparado para entender que a mesma região pode ser engolida de forma permanente ainda neste século. (diariodolitoral)

Nenhum comentário:

Infraero abre licitação de projetos fotovoltaicos e armazenamento em aeroportos

Infraero recebe propostas para licitação de projetos fotovoltaicos e armazenamento em aeroportos. Dividida em 5 lotes, para cada região do...