Usa-se a palavra sustentabilidade para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante. A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja sustentabilidade.
Se encontrarmos o conceito básico de sustentabilidade, obtido partir da expressão “desenvolvimento sustentável”, é o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras.
Parece-nos que um dos maiores equívocos associados à sustentabilidade é pensar que podemos continuar crescendo indefinidamente, como se não fosse haver um limite. Basta olhar os resultados das pesquisas realizadas e ver que o planeta está em perigo e em breve chegaremos a um ponto sem retorno. Ou seja, a Terra perderá a capacidade de se regenerar e, com isso, vão faltar água e alimentos em diversas partes do globo. O aquecimento global chegará a um nível catastrófico dizimando a vida de uma infinidade de seres vivos.
É nesse contexto que surge a sustentabilidade.
Ela foi concebida para que o homem, independentemente de suas crenças, possa sensibilizar-se para o real perigo que representa para o planeta. O objetivo da sustentabilidade é induzir o homem a reduzir a destruição, deixar de ser predatório. Como a biodiversidade planetária está no limiar do esgotamento, todas as atenções da sustentabilidade dirigem-se para o meio ambiente.
No entanto, ela possui infindáveis vertentes. É, portanto em razões dessas inúmeras correlações que a sustentabilidade se tornou um tema complexo. Não se pode fechar questão em torno dela, tampouco aprisioná-la em conceitos que servem mais para acomodar interesses do que compreendê-la. Hoje mais do que nunca temos que focar a sustentabilidade no meio ambiente em função das catástrofes que estão ocorrendo, mas não podemos esquecer que esta não é a única função e significado de ações sustentáveis.
O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nosso país não está entre os 30 mais quentes do mundo
Ondas de Calor no Brasil: Nosso país está entre os 30 mais quentes do mundo? Quando pensamos nos países mais quentes do mundo, é normal acha...

-
4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar A necessidade contínua de revisar a interrelação “homem-ambiente”, en...
-
Quanto se gasta de água por dia no mundo. Todo mundo sabe que economizar água é o mínimo que podemos fazer pela saúde do planeta. Nã...
-
Tenho certeza que você já ouviu falar dos famosos 3 Rs da Sustentabilidade – Reduzir , Reutilizar e Reciclar . No entanto, existem ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário