O nome é um pouco estranho, pouca gente ouve falar, mas a presença de uma doula pode fazer toda a diferença no momento do parto. Isso mesmo, o nome que se dá à mulher que acompanha a gestante no momento em que ela dá a luz - que você provavelmente já deve ter visto em filmes e novelas - é doula. A palavra vem do grego e seu significado original é "mulher que serve".
Hoje em dia, chamam-se doulas aquelas que dão suporte físico e emocional às mães antes, durante e depois do parto. Há também outros nomes para designar a atividade, como "acompanhante de parto" e "monitora perinatal".
Sua presença era praticamente obrigatória em qualquer parto realizado nas primeiras décadas do século XX, época em que as mulheres davam à luz em casa. Provavelmente sua mãe ou avó nasceram diante dos olhos de uma delas. As doulas podiam ser vizinhas, comadres, a mãe, amigas, ou até mesmo a parteira. Elas ficavam encarregadas de dar apoio às mamães no momento do nascimento, segurando sua mão, secando o suor, dando-lhes água ou molhando sua testa. O parto, nessa época, era um momento absolutamente familiar, só se chamava um médico se houvesse alguma complicação séria para o nascimento do bebê. (bolsademulher)
Nenhum comentário:
Postar um comentário