segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Chuva ‘alivia’ vazão e qualidade do Atibaia em Campinas

Chuva ‘alivia’ vazão e qualidade do Atibaia em Campinas, diz Sanasa
Vazão está com 3,8 mil litros por segundo; normal seria três vezes mais.
De acordo com o Cepagri em 130 minutos de 01/11/14 choveu 9,3mm.
Nível do Rio Atibaia aumenta em Campinas/SP.
A chuva que atingiu a região de Campinas na madrugada e manhã deste sábado (1º) aliviou a situação do Rio Atibaia, de acordo com a Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento da cidade. Foram 9.3 milímetros em 130 minutos, conforme medição do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), o suficiente para deixar a vazão do rio em 3,8 mil litros por segundo. Os índices ainda estão bem abaixo do previsto para esta época do ano, quando o esperado seria 10 mil litros por segundo, pelo menos, de vazão.
Em 31/10/14 a vazão do Atibaia estava em 3,4 mil litros por segundo com tendência de queda. "O rio ainda estava recebendo água de drenagem da última chuva, mas a vazão estava em queda e voltou a subir", explica o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos. A régua que mede o nível do rio em Campinas marcava apenas oito centímetros positivos em 31/11 e passou a marcar 23 centímetros após a chuva.
Apesar do aumento na vazão, a captação não precisou ser "ajustada". A cidade está captando 2,4 mil litros por segundo, o necessário para atender a demanda dos moradores, segundo Santos. O volume que atingiu o município não revirou o lodo do rio, o que reduziria a quantidade de oxigênio e poderia dificultar o tratamento. "A qualidade está boa e a operação está tranquila", afirma o diretor.
Santos disse ao G1 que recebeu informações do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que confirmou uma maior quantidade de chuva em Atibaia (SP). Segundo ele, em três dias o volume que atingiu o município chegará em Campinas. "Não deveremos ter problemas nos próximos dias, até porque temos mais previsão de chuva neste fim de semana", afirma.
Previsão de chuva
Na tarde de 01/11 a previsão é de chuva fina em Campinas, mas à noite pode ocorrer nova precipitação, de acordo com a Somar Meteorologia. Em 02 deve chover 7 mm em 03/11 os moradores também deverão ter um dia chuvoso. Em 04/11 o sol volta, mas na quarta pode voltar a chover. As temperaturas ficam altas na cidade.
Chuva agradou moradores
No Centro de Campinas, moradores saíram às ruas de guarda-chuva neste sábado e comemoraram a mudança no tempo. "Por mim poderia cair o maior toró que seria bem-vindo", conta a operadora de caixa Fátima Vasques. Nas redes sociais, internautas postaram fotos de um córrego em Valinhos (SP) e vídeos da chuva que atingiu Sumaré (SP).
Moradores comemoram chuva de 01/11 em Campinas (g1)

Nenhum comentário:

Aumento nível do mar devido às mudanças climáticas inundará portos de petróleo

Aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas deverá inundar os principais portos de petróleo pelo mundo, diz estudo. Cientistas d...