Emissões de automóveis a diesel causam cerca de 5.000
mortes prematuras anualmente em toda a Europa, revela um novo estudo.
Desde o final da década de 1990, a participação dos carros diesel
na UE aumentou para cerca de 50% na frota, com importantes variações entre
países. Atualmente, existem mais de 100 milhões de carros diesel que
circulando pela Europa, duas vezes mais do que no resto do mundo.
Suas emissões de NOx são, no entanto, 4 a 7 vezes
maiores no trânsito do que em testes oficiais de certificação. Os
controles modernos do motor foram otimizados pelos fabricantes para os testes
laboratoriais específicos, mas têm uma performance inferior na condução real. Neste
novo estudo, pesquisadores do IIASA e do Instituto Meteorológico da Noruega
calcularam as mortes prematuras dessas emissões de NOx
em excesso para a população em todos os países europeus.
Estimativas do efeito da saúde
Cerca de 425.000 mortes prematuras anualmente estão associadas aos
níveis atuais de poluição do ar na UE, Noruega e Suíça. Mais de 90% dessas mortes prematuras são
causadas por doenças respiratórias e cardiovasculares relacionadas à exposição
a partículas finas. O NO x é um precursor chave
desta matéria em partículas finas. Este novo estudo estima que cerca de
10.000 mortes prematuras anualmente podem ser atribuídas a emissões
de NOx de carros diesel, vans e veículos comerciais leves. Cerca
de metade – cerca de 5.000 óbitos prematuros anualmente – são devidas
a emissões de NOx muito superiores aos valores-limite na
condução real. Os carros a
gasolina têm emissões muito mais baixas.
“Se
as emissões de veículos a diesel fossem tão baixas quanto as emissões de
automóveis a gasolina, três quartos ou cerca de 7.500 mortes prematuras
poderiam ter sido evitadas”, diz o pesquisador da IIASA, Jens Borken-Kleefeld.
Os países com maior número de óbitos prematuros atribuíveis a
partículas finas de carros diesel, vans e veículos comerciais leves são a
Itália, a Alemanha e a França. Isso ocorre por causa de suas grandes
populações e de uma alta parcela de carros diesel. No entanto, o risco per
capita é quase duas vezes maior em Itália que na França.
“Isso
reflete a situação de poluição muito adversa, especialmente na região do norte
da Itália”, diz o líder da pesquisa Jan Eiof Jonson, do Instituto Meteorológico
da Noruega. Os riscos mais baixos são na Noruega, Finlândia e Chipre, onde
os riscos são pelo menos 14 vezes menores do que a média EU.
Os pesquisadores observam que não é o primeiro cálculo dos
impactos na saúde para a Europa. Notavelmente, o estudo “Impacts and mitigation of excess diesel-related NOx emissions in 11 major vehicle
markets”, apresentou cerca de 7.000 mortes prematuras devido ao
excesso de NOx da LDDV. Seus resultados foram discutidos e relatados
amplamente, mas houve menos foco nos resultados na Europa, que são apresentados
em detalhes no novo estudo.
O
estudo foi conduzido pelo Instituto Meteorológico da Noruega em cooperação com
o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) na Áustria e
o Departamento de Espaço, Terra e Meio Ambiente da Universidade de Tecnologia
de Chalmers na Suécia. Neste estudo, o Instituto Meteorológico da Noruega
calculou as concentrações e deposições de poluentes com base em emissões
de NO x de LDDV de diferentes países e anos modelo fornecidos
pela IIASA. A IIASA também realizou os cálculos do efeito da saúde.
Excesso de emissões de diesel é a causa
de 5 mil mortes por ano na Europa.
Referência
Jonson JE, Borken-Kleefeld J ,
Simpson D, Nyiri A, Posch M e Heyes C (2017). Impacto do excesso de emissões
de NOx dos carros diesel na qualidade do ar, saúde pública e eutrofização na
Europa. Letras de Pesquisa
Ambiental 12: e094017. DOI: 10.1088 / 1748-9326 / aa8850 .
Estimativa
de mortes prematuras por país devido a NO x de carros diesel, vans e
veículos comerciais leves no ano 2013
País
|
Mortes prematuras de 2013 com altas emissões rodoviárias
|
Se os limites de diesel fossem respeitados
|
Se as emissões de NOx fossem tão baixas quanto os carros a
gasolina
|
Mortes prematuras devido ao excesso de emissões de NOx
|
Itália
|
2810
|
1560
|
890
|
1250
|
Alemanha
|
2070
|
1110
|
380
|
960
|
França
|
1430
|
750
|
260
|
680
|
Reino Unido
|
640
|
320
|
110
|
320
|
Países Baixos
|
360
|
180
|
60
|
180
|
Polônia
|
360
|
190
|
80
|
170
|
Espanha
|
370
|
200
|
70
|
170
|
Bélgica
|
290
|
150
|
50
|
140
|
Suíça
|
250
|
130
|
50
|
120
|
Hungria
|
190
|
100
|
50
|
90
|
20 euros restantes
|
1060
|
580
|
230
|
460
|
UE-28
|
9575
|
5135
|
2180
|
4440
|
EU28+NOR+SWI
|
9830
|
5270
|
2230
|
4560
|
http://www.iiasa.ac.at/GenticsImageStore/540/auto/prop/web/home/about/news/erl-map.png
Este mapa mostra a concentração de partículas finas devido ao
excesso de emissões de NOx de carros diesel, vans e veículos comerciais leves
em toda a Europa. As cores azuis indicam baixas concentrações, laranja e
vermelho indicam uma poluição extra alta. Unidade: microgram PM2.5 por
metro cúbico, média anual de 2013. © Jonson et al 2017
Informe do
International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) (ecodebate)
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