terça-feira, 3 de outubro de 2017

Emissões de automóveis a diesel causam cerca de 5.000 mortes anuais na Europa

Emissões de automóveis a diesel causam cerca de 5.000 mortes prematuras anualmente em toda a Europa, revela um novo estudo.

Desde o final da década de 1990, a participação dos carros diesel na UE aumentou para cerca de 50% na frota, com importantes variações entre países. Atualmente, existem mais de 100 milhões de carros diesel que circulando pela Europa, duas vezes mais do que no resto do mundo.
Suas emissões de NOx são, no entanto, 4 a 7 vezes maiores no trânsito do que em testes oficiais de certificação. Os controles modernos do motor foram otimizados pelos fabricantes para os testes laboratoriais específicos, mas têm uma performance inferior na condução real. Neste novo estudo, pesquisadores do IIASA e do Instituto Meteorológico da Noruega calcularam as mortes prematuras dessas emissões de NOx em excesso para a população em todos os países europeus.
Estimativas do efeito da saúde

Cerca de 425.000 mortes prematuras anualmente estão associadas aos níveis atuais de poluição do ar na UE, Noruega e Suíça. Mais de 90% dessas mortes prematuras são causadas por doenças respiratórias e cardiovasculares relacionadas à exposição a partículas finas. O NO x  é um precursor chave desta matéria em partículas finas. Este novo estudo estima que cerca de 10.000 mortes prematuras anualmente podem ser atribuídas a  emissões de NOx de carros diesel, vans e veículos comerciais leves. Cerca de metade – cerca de 5.000 óbitos prematuros anualmente – são devidas a  emissões de NOx muito superiores aos valores-limite na condução real. Os carros a gasolina têm emissões muito mais baixas.
Se as emissões de veículos a diesel fossem tão baixas quanto as emissões de automóveis a gasolina, três quartos ou cerca de 7.500 mortes prematuras poderiam ter sido evitadas”, diz o pesquisador da IIASA, Jens Borken-Kleefeld.
Os países com maior número de óbitos prematuros atribuíveis a partículas finas de carros diesel, vans e veículos comerciais leves são a Itália, a Alemanha e a França. Isso ocorre por causa de suas grandes populações e de uma alta parcela de carros diesel. No entanto, o risco per capita é quase duas vezes maior em Itália que na França.
Isso reflete a situação de poluição muito adversa, especialmente na região do norte da Itália”, diz o líder da pesquisa Jan Eiof Jonson, do Instituto Meteorológico da Noruega. Os riscos mais baixos são na Noruega, Finlândia e Chipre, onde os riscos são pelo menos 14 vezes menores do que a média EU.
Os pesquisadores observam que não é o primeiro cálculo dos impactos na saúde para a Europa. Notavelmente, o estudo “Impacts and mitigation of excess diesel-related NOx emissions in 11 major vehicle markets”, apresentou cerca de 7.000 mortes prematuras devido ao excesso de NOx da LDDV. Seus resultados foram discutidos e relatados amplamente, mas houve menos foco nos resultados na Europa, que são apresentados em detalhes no novo estudo.
O estudo foi conduzido pelo Instituto Meteorológico da Noruega em cooperação com o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) na Áustria e o Departamento de Espaço, Terra e Meio Ambiente da Universidade de Tecnologia de Chalmers na Suécia. Neste estudo, o Instituto Meteorológico da Noruega calculou as concentrações e deposições de poluentes com base em emissões de NO x de LDDV de diferentes países e anos modelo fornecidos pela IIASA. A IIASA também realizou os cálculos do efeito da saúde.
Excesso de emissões de diesel é a causa de 5 mil mortes por ano na Europa.
Referência
Jonson JE, Borken-Kleefeld J , Simpson D, Nyiri A, Posch M e Heyes C (2017). Impacto do excesso de emissões de NOx dos carros diesel na qualidade do ar, saúde pública e eutrofização na Europa. Letras de Pesquisa Ambiental 12: e094017. DOI: 10.1088 / 1748-9326 / aa8850 .

Estimativa de mortes prematuras por país devido a NO x de carros diesel, vans e veículos comerciais leves no ano 2013

País
Mortes prematuras de 2013 com altas emissões rodoviárias
Se os limites de diesel fossem respeitados
Se as emissões de NOx fossem tão baixas quanto os carros a gasolina
Mortes prematuras devido ao excesso de emissões de NOx
Itália
2810
1560
890
1250
Alemanha
2070
1110
380
960
França
1430
750
260
680
Reino Unido
640
320
110
320
Países Baixos
360
180
60
180
Polônia
360
190
80
170
Espanha
370
200
70
170
Bélgica
290
150
50
140
Suíça
250
130
50
120
Hungria
190
100
50
90
20 euros restantes
1060
580
230
460
UE-28
9575
5135
2180
4440
EU28+NOR+SWI
9830
5270
2230
4560
http://www.iiasa.ac.at/GenticsImageStore/540/auto/prop/web/home/about/news/erl-map.png
Este mapa mostra a concentração de partículas finas devido ao excesso de emissões de NOx de carros diesel, vans e veículos comerciais leves em toda a Europa. As cores azuis indicam baixas concentrações, laranja e vermelho indicam uma poluição extra alta. Unidade: microgram PM2.5 por metro cúbico, média anual de 2013. © Jonson et al 2017

Informe do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) (ecodebate)

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