domingo, 1 de novembro de 2020

Vantagem Competitiva Sustentável

Concorrência Empresarial: Vantagem Competitiva Sustentável.
Para desenvolver uma marca forte e evitar a armadilha da commodity, os profissionais de marketing devem partir do princípio de que é possível diferenciar tudo. Michael Porter (1980), incitou as empresas a construírem uma vantagem competitiva sustentável. Uma vantagem competitiva é a capacidade de desempenho de uma empresa em uma ou mais maneiras que os concorrentes não podem ou não pretendem equiparar (KOTLER; KELLER, 2018).

As empresas podem obter uma vantagem competitiva através do melhor desempenho ambiental e social, que geralmente é expresso através de um atributo específico, como ser orgânico, cultivo local ou comércio justo (comércio sustentável), entre outros (BELZ; PEATTIE, 2009; REUTLINGER, 2012).

De acordo com a PTY (2010), as vendas de alimentos orgânicos e cultivos locais cresceram na Finlândia e espera-se que a demanda cresça. Da mesma forma, os produtos certificados pela Fairtrade cresceram em popularidade tanto na Finlândia quanto no mundo (LEHTINEN, 2012). A eficiência energética é um atributo do melhor desempenho ambiental. No entanto, a vantagem competitiva não é necessariamente o desempenho ambiental, mas durabilidade, redução de custos, conveniência ou todos os três juntos.

Contudo, os processos de produção, produtos ou serviços mais sustentáveis podem ser realizados por meio da inovação. Nas décadas de 1980 e 1990, as empresas não estavam dispostas a mudar sua produção e apontaram para o aumento dos custos, o que levaria a preços mais altos e destruiria a competitividade.

No entanto, Porter e Van der Linde (1995), já argumentavam naquela época que a inovação para uma produção mais ecológica pode ganhar às empresas uma vantagem competitiva. Em vez de aumentar os custos, os custos poderiam realmente ser reduzidos através de inovações em processos de produção, embalagem ou distribuição. Assim sendo, isso traz à empresa uma vantagem de custo, o que lhes permitiria baixar seus preços enquanto sustentam ou aumentam sua margem de lucro (MARTIN; SCHOUTEN, 2012).

Desta forma, como resultado da melhoria do processo produtivo, a qualidade de um produto também pode ser aumentada. Esta é apenas uma abordagem que as empresas podem adotar para obter uma vantagem competitiva sustentável através da inovação.

Porém, poucas vantagens competitivas são inerentemente sustentáveis. Na melhor das hipóteses podem ser alavancáveis.

Assim sendo, uma vantagem potencial é usada por empresas como um trampolim para novas vantagens. De modo geral, uma empresa que pretende durar deve continuamente inventar novas vantagens (KELLY III; SILVERSTEIN, 2005; KOTLER; KELLER, 2018).

“Vantagem competitiva sustentável é a condição superior que qualquer organização deve visar usufruir, uma vez que pavimenta o caminho para o sucesso e lucratividade organizacional”. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Proibição global de plásticos descartáveis tem amplo apoio popular

Pesquisa: 85% dos brasileiros entrevistados defendem que as regras globais exijam redução na produção mundial de plástico. A proibição dos p...