sábado, 3 de abril de 2021

Consumo Sustentável para Compreender o Comportamento do Consumidor

Ferramenta Teórica de Consumo Sustentável para Compreender o Comportamento do Consumidor.

O consumo está no centro dos debates econômicos, sociais, ecológicos, éticos e de cidadania ecológica (consumidor-cidadão/consumidor-ecológico), que está sendo cada vez mais desafiado pelos movimentos consumistas e anticonsumo (FORNO; GRAZIANO/2014; RODRIGUES/2020).

De acordo com uma pesquisa realizada pela Delpal e Hatchuel/2007, 44% dos consumidores relatam que consideram questões de conscientização social ao comprar. Por exemplo, não compra produtos envolvendo trabalho infantil, que não causa sofrimento aos animais e que reduz a poluição, 61% estão dispostos a pagar 5% a mais para respeitar tais compromissos, 31% boicotaram um determinado produto em algum momento e 52% compraram produto comprometido com a questão social nos últimos seis meses. A sensibilidade aos aspectos éticos do consumo também aumentou, principalmente entre os consumidores mais jovens, de 6% para 15% desde 2002. Embora esses números pareçam promissores, uma quantidade substancial da população maior continua ignorando ou opta por não se envolver em práticas de consumo sustentável (LIM/2017).

Por exemplo, em média, 46% dos europeus afirmam estar dispostos a pagar um preço mais alto por produtos éticos MORI/2000, mas ao mesmo tempo a maioria dos produtos com iniciativas éticas de rotulagem. O exemplo, de alimentos orgânicos, produtos livres de trabalho infantil, madeira legalmente registrada, produtos de comércio justo, geralmente têm uma participação de mercado inferior a 1% (MACGILLIVRAY/2000). Além disso, as economias industrializadas, que representam apenas 23% da população mundial, consomem mais de 77% de seus recursos, incluindo 72% de toda a energia e geram aproximadamente 80% da poluição global (TOLBA, 2001).

Peattie e Collins/2009, argumentam que muitos consumidores têm dificuldade em consumir de forma sustentável principalmente porque os atos de consumo e consumo sustentável são contraditórios uns aos outros. Isso levanta uma questão-chave: o conceito de consumo sustentável é teoricamente coerente e praticamente acionável para os consumidores, seja como um grupo coletivo ou como indivíduos?

Para identificar ações transformadoras para o discurso do desenvolvimento sustentável, é evidente a necessidade imperativa de uma conceituação estabelecida do consumo sustentável. Tanto governos quanto organizações não governamentais presentes na Cúpula da Terra/1992, concordaram que grandes mudanças nos padrões atuais de consumo eram necessárias para resolver os problemas globais do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável (REISCH; SCHERHORN/1998). Isso leva à pergunta: O que é consumo sustentável?

Peattie e Collins/2009, afirmam que o consumo pelo qual cada indivíduo consome é equivale a 2,1 hectares globais. Eles, argumentam que esta não é a única resposta possível. Em particular, a pesquisa sobre sustentabilidade representa uma ampla gama de questões sociais e ambientais (GORDON et al/2011; PEATTIE/2001; SHAW; NEWHOLM/2002; RODRIGUES/2020). Alguns pesquisadores têm se esforçado para focar em questões de sustentabilidade específicas, como as mudanças climáticas (para PERRY/2006; ROBINSON et al/2006; SCOTT; MCBOYLE; MINOGUE; MILLS/2006), a pobreza global (para ONUCHE/2010; WACHS/2010). Além disso, a pesquisa sobre consumo às vezes é representada por todo o processo de consumo (para COUGHLAN; MACREDIE; PATEL/2011; DUBE; MORGAN/1998; YANG; MAO; PERACCHIO/2012), às vezes por etapas específicas, como pesquisa de informações (para SCHMIDT; SPRENG/1996), Compra (para JI; WOOD/2007), e descarte de produtos (para COOPER/2005).

Todavia, se voltarmos à noção de desenvolvimento sustentável, popularizada após a publicação do Relatório Brundtland (Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987), o consumo sustentável deve atender às necessidades e desejos atuais a um nível e de uma forma que possa ser continuada indefinidamente, sem empobrecer as gerações futuras e a capacidade do planeta de atender a essas necessidades e desejos.

Para o Programa das Nações Unidas, o consumo sustentável compreende várias questões fundamentais, incluindo atender às necessidades, melhorar a qualidade de vida, melhorar a eficiência, minimizar o desperdício, ter uma perspectiva de ciclo de vida e contabilizar a dimensão da equidade, tanto para as gerações atuais quanto para as futuras, ao mesmo tempo em que reduz continuamente os danos ambientais e o risco à saúde humana (MANOOCHEHRI/2001).

No evento sobre Consumo Sustentável, na cidade de Olso, Noruega, em 1994, consumo sustentável foi definido como o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas e trazem uma qualidade de vida, enquanto minimizam o uso de recursos naturais, materiais tóxicos e emissões de resíduos e poluentes através do ciclo de vida, de forma a não por em perigo as necessidades das gerações futuras.

Segundo Dolan/2002, a suposição é que quando as pessoas consomem além dessas necessidades, elas estão sendo irracionais, gananciosas, imorais e manipuladas. Também proeminente ao longo dessas conceituações é o desejo de manter as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades (DOLAN/2002).

Pesquisadores acadêmicos também definiram o consumo sustentável de diferentes formas. Para Charrier/2009, define consumo sustentável como simplicidade voluntária. Gregg/2009 é um modo de vida que rejeita o consumismo, particularmente o alto consumo e estilos de vida materialistas.

Para Hume/2010, o consumo sustentável é um conceito que vai além da compreensão tradicional do consumismo, descreve como coleta e compra de materiais para aumentar a felicidade e a posição social. Especificamente, o ato de consumir de forma sustentável envolve um processo de tomada de decisão que responde pela responsabilidade social do consumidor, além das necessidades e desejos individuais (VERMEIR; VERBEKE/2006).

Por outro lado, Kilbourne, McDonagh e Prothero/1997, liga o consumo sustentável com a necessidade de comunicar o elo entre a degradação ecológica, o hiperconsumo moderno e as instituições econômicas e políticas predominantes, isto é, através do Paradigma Social Dominante, que inclui as ideologias do progresso e da racionalidade. Com essa definição, o hiperconsumo conota o consumo em que a referência ecológico é obscuro, os consumidores não estão mais cientes dos recursos naturais utilizados para a fabricação de bens (DOLAN/2002).
Dolan (2002), Kilbourne e Mittelstaedt/2012, acrescentam ainda que se os consumidores puderem obter insights de macromarketing (econômica, ambiental, social, mix de sustentabilidade de marketing e consumidor-cidadão) e entender o verdadeiro significado dos objetos como produtos da natureza, assim a sustentabilidade seguirá.

Talvez uma definição mais concreta venha de Jackson/2003, que se refere ao consumo sustentável como consumo que suporta a capacidade das gerações atuais e futuras de atender às suas necessidades sem causar danos irreversíveis ao meio ambiente ou à perda de função nos sistemas naturais.

Schor/2010/2012, ligou o ato de consumir de forma sustentável a plenitude de consumo, que responde pela responsabilidade ambiental e social do consumidor, além de necessidades individuais e desejos sobre o consumo, como solução para incentivar a sustentabilidade.

Lim/2016, argumenta que não há solução universal para a sustentabilidade. Em vez disso, a sustentabilidade, como agenda, precisa ser continuamente alimentada, adotando uma abordagem adaptativa, equilibrada e contextualizada na elaboração de estratégias para alcançar os objetivos de determinadas dimensões em qualquer definição de sustentabilidade e de seus conceitos relacionados com o consumo sustentável, a ausência dessa perspectiva impede a realização da sustentabilidade. Exemplo, da realização humana e a sobrevivência.

Para Lim/2017, as ideologias de progresso e racionalidade tem uma perspectiva de ciclo de vida e equitativa para identificar o consumo sustentável como uma abordagem adaptativa, equilibrada e contextualizada do consumo. A seguir:

1. Atende às necessidades básicas da geração atual;

2. Não empobrece as gerações futuras;

3. Não causa danos irreversíveis ao meio ambiente;

4. Não cria perda de função nos sistemas naturais (sistemas de valor ecológico e humano);

5. Melhora a eficiência do uso dos recursos;

6. Melhora a qualidade de vida;

7. Evita o consumismo e o hiperconsumo moderno.

Esses princípios gerais estão em consonância com o apelo de Lim/2016, para “adotar uma abordagem abrangente e holística para identificar problemas de sustentabilidade e gerenciar iniciativas de sustentabilidade correspondentes com uma mentalidade bem informada”. Assim, as características inerentes aos princípios adaptativos, equilibrados e contextualizados e os multifacetados aos sete princípios gerais, acima citados, do consumo sustentável visam principalmente aumentar as oportunidades para alcançar a sustentabilidade. Desta forma, o consumo sustentável tem sido posicionado como solução para a sustentabilidade (LIM/2017).
Neste contexto, este artigo oferece uma rica conceituação do consumo sustentável. Embora as ideias aqui sejam destinadas principalmente à investigação de pesquisa empírica sobre o comportamento do consumidor, elas também fornecem uma base para que os profissionais de negócios e os formuladores de políticas entendam melhor como os consumidores tomam decisões de consumo sustentável. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Derretimento das geleiras impacta o nível do mar no Caribe

Distribuição desigual da água do degelo: A água proveniente do derretimento das geleiras não se distribui uniformemente pelos oceanos. A for...