segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Ingleses embrulham ponte para protegê-la do calor

Ingleses "embrulham" ponte de 135 anos para protegê-la do calor.
O Reino Unido está sendo duramente atingido por uma forte onda de calor, e sendo forçado a adotar medidas curiosas para proteger estruturas como a ponte Hammersmith, em Londres, quem 135 anos: partes dela foram “embrulhadas” por material reflexivo, que lembra "papel alumínio", como uma forma de tentar mantê-las em uma temperatura segura.

Onda de calor afeta até pistas de aeroportos no Reino Unido

Hipertermia | É possível morrer de calor?

O revestimento foi aplicado após o Escritório de Meteorologia alertar que as temperaturas poderiam chegar a 34ºC no início desta semana. Além de um sistema de resfriamento acionado durante a noite, partes das correntes que sustentam a pista foram embrulhadas pelo material refletor. “A segurança do público é a nossa primeira prioridade”, disse Sebastian Springer, gerente de projeto dos trabalhos na ponte.

Construída em 1887, a ponte Hammersmith é considerada uma das pontes suspensas mais antigas do mundo — motivo pelo qual ela é também uma das mais caras para consertos em toda a Grã Bretanha. Ela é feita de madeira e ferro forjado, e sua suspensão é mantida no lugar por pedestais também de ferro. Já em 2020 os pedestais apresentaram pequenas fraturas causadas por uma onda de calor.

Com o ocorrido, a ponte foi completamente fechada. Depois, os engenheiros do conselho municipal Hammersmith & Fulham Council instalaram um sistema pioneiro de controle térmico para mantê-la a temperaturas adequadas e, assim, aliviar o estresse nos pedestais. O sistema foi um sucesso, e permitiu a reabertura da ponte para pedestres, ciclistas e carros em julho do ano passado.

Partes da ponte "embrulhadas" por coberturas refletoras.

O sistema funciona como unidades de ar condicionado gigantes nas correntes dos pedestais da ponte: há quatro delas ancoradas ao leito do rio que corre sob a estrutura, e cada uma precisa ser mantida a 13ºC. Se qualquer uma chegar a 18ºC, os engenheiros fecham a ponte como uma medida de segurança. Como o Escritório de Meteorologia alertou sobre o forte calor destes dias, eles adotaram as novas medidas para manter as correntes frias.

Springer explica que o sistema de controle de temperatura permite que eles monitorem picos climáticos, mantendo temperatura constante na estrutura. “Enquanto lidamos com o calor extremo atual, estamos também elaborando soluções inovadoras para manter a temperatura no limite”, explicou. Se a temperatura subir além do limite, os engenheiros observam que a ponte terá que ser fechada temporariamente.

A Organização Meteorológica Mundial destaca que as temperaturas no Reino Unido devem seguir acima do normal até a metade da próxima semana, e que as ondas de calor extremas devem ficar mais frequentes nas próximas décadas em função das mudanças climáticas, causadas pela ação humana. “A tendência negativa no clima vai continuar pelo menos até a década de 2060, independentemente do nosso sucesso na mitigação climática”, alertou Petteri Taalas, secretário geral da organização.

Ponte histórica em Londres coberta com papel de alumínio por causa da onda de calor.

Ponte já estava a ser reparada graças a rachas que impediam que carros passassem. A um sistema de "ar condicionado gigante" junta-se agora a técnica do papel de alumínio. (canaltech)

Nenhum comentário:

Microplásticos: A Ameaça Invisível

Os materiais plásticos, constituídos principalmente por polímeros sintéticos, tornaram-se onipresentes em nosso cotidiano, devido à sua vers...