Onda de calor afeta
até pistas de aeroportos no Reino Unido
Hipertermia | É
possível morrer de calor?
O revestimento foi
aplicado após o Escritório de Meteorologia alertar que as temperaturas poderiam
chegar a 34ºC no início desta semana. Além de um sistema de resfriamento
acionado durante a noite, partes das correntes que sustentam a pista foram
embrulhadas pelo material refletor. “A segurança do público é a nossa primeira
prioridade”, disse Sebastian Springer, gerente de projeto dos trabalhos na
ponte.
Construída em 1887, a
ponte Hammersmith é considerada uma das pontes suspensas mais antigas do mundo
— motivo pelo qual ela é também uma das mais caras para consertos em toda a Grã
Bretanha. Ela é feita de madeira e ferro forjado, e sua suspensão é mantida no
lugar por pedestais também de ferro. Já em 2020 os pedestais apresentaram
pequenas fraturas causadas por uma onda de calor.
Com o ocorrido, a ponte foi completamente fechada. Depois, os engenheiros do conselho municipal Hammersmith & Fulham Council instalaram um sistema pioneiro de controle térmico para mantê-la a temperaturas adequadas e, assim, aliviar o estresse nos pedestais. O sistema foi um sucesso, e permitiu a reabertura da ponte para pedestres, ciclistas e carros em julho do ano passado.
Partes da ponte "embrulhadas" por coberturas refletoras.
O sistema funciona
como unidades de ar condicionado gigantes nas correntes dos pedestais da ponte:
há quatro delas ancoradas ao leito do rio que corre sob a estrutura, e cada uma
precisa ser mantida a 13ºC. Se qualquer uma chegar a 18ºC, os engenheiros
fecham a ponte como uma medida de segurança. Como o Escritório de Meteorologia
alertou sobre o forte calor destes dias, eles adotaram as novas medidas para
manter as correntes frias.
Springer explica que
o sistema de controle de temperatura permite que eles monitorem picos
climáticos, mantendo temperatura constante na estrutura. “Enquanto lidamos com
o calor extremo atual, estamos também elaborando soluções inovadoras para
manter a temperatura no limite”, explicou. Se a temperatura subir além do
limite, os engenheiros observam que a ponte terá que ser fechada temporariamente.
A Organização Meteorológica Mundial destaca que as temperaturas no Reino Unido devem seguir acima do normal até a metade da próxima semana, e que as ondas de calor extremas devem ficar mais frequentes nas próximas décadas em função das mudanças climáticas, causadas pela ação humana. “A tendência negativa no clima vai continuar pelo menos até a década de 2060, independentemente do nosso sucesso na mitigação climática”, alertou Petteri Taalas, secretário geral da organização.
Ponte histórica em Londres coberta com papel de alumínio por causa da onda de calor.
Ponte já estava a ser
reparada graças a rachas que impediam que carros passassem. A um sistema de
"ar condicionado gigante" junta-se agora a técnica do papel de
alumínio. (canaltech)
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