sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Telefónica pretende reduzir em 90% suas emissões até 2030

Compromisso permitirá atingir emissões líquidas zero até 2040, incluindo a sua cadeia de valor.
A Telefónica anunciou que pretende alcançar uma redução de 90% em suas emissões operacionais globais (escopo 1 e 2), além de 56% em toda a sua cadeia de valor. A operadora antecipa, assim, suas previsões ao atingir uma redução de 80% em 2022, oito anos antes do previsto. Este compromisso permitirá atingir emissões líquidas zero até 2040, incluindo a sua cadeia de valor. O anúncio foi feito durante a abertura do 14º workshop global de energia e mudanças climáticas.

A diretora de sustentabilidade da Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, Joanes Ribas, destacou que a empresa reduziu suas próprias emissões em 88% nos últimos sete anos, graças ao uso de energia 100% renovável e biocombustíveis em suas operações, além de programas de eficiência e melhoria operacional.

A Vivo compensa todas as emissões diretas que não pode evitar com projetos de conservação da Amazônia. Para alcançar o desafio global de emissões líquidas zero até 2040, está desenvolvendo um trabalho sólido em sua cadeia de valor, junto aos seus 125 fornecedores mais intensivos em emissões, para que realizem seus inventários e assumam compromissos ambientais.

O Grupo Telefónica conseguiu reduzir, em 2022, o consumo de energia em 7,2% em comparação com 2015, mesmo com o tráfego gerenciado por suas redes aumentando 7,4 vezes. Para alcançar isso, foram determinantes a implementação de projetos de eficiência energética e contar com 82% do consumo global de eletricidade proveniente de fontes renováveis, 100% no Brasil, Europa, Peru e Chile.

Para garantir o cumprimento de seus objetivos a curto, médio e longo prazo, a Telefónica, também, possui um plano de ação climática, aprovado pelo conselho de administração, no qual estabelece objetivos e medidas respaldados pela ciência para apoiar sua transição para uma economia com baixa emissão de carbono. Esse plano permite que a mesma seja mais eficiente e resiliente, aproveitando as oportunidades de uma economia descarbonizada. A empresa está ciente de seu papel como motor de mudança na economia e nas sociedades em que opera, uma vez que as transições verde e digital caminham juntas, apoiando seus clientes em seus próprios objetivos de descarbonização com conectividade e soluções digitais. (canalenergia)

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