segunda-feira, 19 de maio de 2025

Sinais da natureza de que um desastre se aproxima

De todos os perigos do mundo, os desastres naturais parecem ser os piores. Tsunamis, terremotos, furacões, ciclones e outros fenômenos violentos parecem regularmente pegar suas vítimas de surpresa e com força, deixando imensa destruição e perda em seu rastro.

Mas você sabia que existem alguns sinais de alerta que a natureza oferece antes que um evento catastrófico ocorra? Clique nesta galeria para prever quando a natureza está prestes a atacar.

A mudança repentina da água em um riacho ou rio

Os alertas de tsunami podem até ser encontrados mais no interior, com ondas ou flutuações estranhas. Também pode ser um sinal de um deslizamento de terra iminente.

A saída repentina do mar

Se você vir a água recuando da praia em um ritmo incomumente rápido, afaste-se da costa e procure um terreno mais alto, pois pode muito bem ser um sinal de um iminente tsunami.

Granizo, mas sem chuva

As nuvens que soltam granizo, mas não chove, tendem a estar associadas a ventos fortes que podem produzir um tornado.

Protuberâncias ou rachaduras no solo ao ar livre

Essas rachaduras podem aparecer na calçada, na estrada ou em terreno aberto e podem indicar um deslizamento de terra prestes a acontecer.

Pelo arrepiado

Se você estiver do lado de fora e perceber que seu pelo está arrepiado, isso pode indicar que uma tempestade com raios está chegando. Apenas certifique-se de tomar as precauções corretas e fique longe das árvores!

Animais selvagens correndo em sua direção

Os animais selvagens na floresta quase sempre tentarão evitar o homem. Portanto, se eles estiverem correndo em sua direção, é provável que estejam fugindo do perigo, o que pode incluir um incêndio florestal. Siga o instinto deles!

Ondas quadradas (ou cruzadas)

Esse fenômeno interessante ocorre quando duas correntes colidem, formando uma grade na superfície da água. As ondas parecem suaves, mas na verdade são fortes o suficiente para levar nadadores, surfistas e até barcos a rumos inesperados.

Folhas caídas

As folhas das árvores caem e se reviram com a brisa quando uma tempestade está chegando, devido ao aumento repentino da umidade.

Nuvens de funil em forma cônica

Essas nuvens sinalizam especialmente tempestades severas. Se você vir uma começar a girar em seu eixo, isso pode resultar em um tornado. No entanto, são apenas nuvens de funil quentes que são potencialmente perigosas.

Subida repentina do nível do mar

Esta ocorrência repentina pode indicar que um tsunami está vindo em sua direção, então é melhor ir para um terreno mais alto.

Insetos 'desaceleram'

Alguns insetos, como mariposas, besouros de cucurbitáceas e pulgões da batata, reagem a uma tempestade iminente tornando-se menos ativos e economizando energia.

Fissuras novas ou crescentes em paredes interiores

Isso pode significar que um sumidouro (buracos e rachaduras que surgem, repentinamente, submergindo o que estiver pelo caminho. Eles ocorrem por meio de um processo de erosão) está prestes a abrir perto de sua casa, especialmente se você estiver em uma área rica em calcário. Chame um topógrafo para dar uma olhada em sua casa o mais rápido possível.

Tubarões se retirando de águas rasas

Se você estiver em um píer e vir os tubarões abaixo de repente recuando para águas mais profundas, há uma boa chance de que eles estejam sentindo um furacão a caminho.

Faixas de nuvens suspensas

Conhecidas pelos meteorologistas como faixas de fluxo, essas nuvens indicam tempo severo, que pode até incluir um tornado.

Lamaçal de água verde fedorento

Se você se deparar com uma cobertura verde com cheiro desagradável em um lago ou no oceano, provavelmente é uma proliferação de algas, que ocorre devido a um excesso de nitrogênio ou fósforo na água e pode ser tóxica. Evite contato com essa água!

Surtos de onda incomuns e repetidos

Quando você vê ondas incomuns quebrando irregularmente na praia, isso pode significar que um tsunami está vindo do oceano em direção à costa.

Uma tonalidade verde no céu

Esse estranho fenômeno geralmente ocorre antes das tempestades e, às vezes, antes do granizo. Os especialistas supõem que a tonalidade vem dos raios solares misturados com a luz azul das nuvens de tempestade.

Um som estrondoso após chuvas pesadas prolongadas

Esse som estrondoso pode ser o barulho de uma inundação repentina vindo em sua direção. Vá para o terreno mais alto assim que puder.

Troncos de árvores com rachaduras ou falta de casca

Árvores assassinas talvez não estejam no topo de suas preocupações, mas uma árvore caindo em sua casa pode ser fatal. Procure rachaduras no tronco ou pedaços de casca faltando, que indicam que a madeira não está saudável.

Peixe morto na costa do Texas, Flórida ou México

Há uma boa chance de os peixes terem sido mortos por algo chamado maré vermelha (fenômeno causado por um microrganismo tóxico), que se parece com espuma de algas vermelhas na superfície da água. Nadar por essas águas não é letal, mas você pode sentir náuseas e problemas respiratórios.

Um cheiro diferente no ar

Um odor estranho, que lembra cloro, pode sugerir uma forte tempestade no caminho. O cheiro vem das reações químicas envolvidas nas tempestades.

Grandes nuvens brancas em um céu azul claro

Essas formações são frequentemente sinais de uma tempestade a caminho.

Um gosto metálico estranho em sua boca

Se você sentir um gosto metálico estranho na boca ou picadas de alfinete na pele, isso pode ser um sinal de um raio iminente.

Ondas agitadas se formando em canais

Se você vir ondas agitadas se formando em canais e algas marinhas e outras coisas sendo carregadas em direção ao horizonte, isso pode indicar que uma forte correnteza que pode levá-lo longe no oceano em questão de segundos.

Uma auréola ao redor da lua

Círculos semelhantes a auréolas ao redor da lua são causados pelo reflexo da luz nos cristais de gelo em nuvens cirrus particularmente altas. Nuvens cirrus muitas vezes precedem o tempo severo, então não fique observando esse fenômeno por uma longa duração.

Uma nuvem de parede (ou pedestal)

Este abaixamento grande e muitas vezes abrupto das nuvens, que se desenvolve sob uma nuvem cumulonimbus, está preparado para a formação de tornados.

Número de segundos entre um raio e um trovão

A maioria das fontes concorda que você pode determinar a proximidade de uma tempestade contando os segundos entre ver um raio e ouvir um trovão - cada cinco segundos representa uma milha.

Pequenos tremores de terra

Os tremores de terra devem ser levados a sério em todos os lugares, mas especialmente se estiverem perto de um vulcão ativo, pois podem sinalizar um terremoto ou erupção vulcânica.

Abelhas muito ativas

Estudiosos da Universidade Agrícola de Jiangxi, na China, descobriram que as abelhas aumentam sua atividade de trabalho um dia antes da chegada do tempo úmido, pois se certificam de coletar néctar suficiente para sobreviverem durante uma tempestade. (msn)

Nenhum comentário:

Aquecimento do oceano transforma o regime de chuvas no Brasil

Aquecimento global do oceano e da atmosfera transforma o regime de chuvas no Brasil. Estudo Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica apont...