Série do SEBRAE apresenta soluções sustentáveis para
pequenas empresas.
A partir de consultas com especialistas, SEBRAE lança conteúdo voltado para empreendedores.
A partir de consultas com especialistas, SEBRAE lança conteúdo voltado para empreendedores.
Objetivo
é mostrar os benefícios de ações sustentáveis para pequenas empresas.
Tema cada vez mais estratégico na pauta das
empresas, a sustentabilidade envolve inúmeras dimensões e é fator preponderante
também para a competência e permanência no mercado.
Muitos empresários buscam mais informações sobre o
tema, sobretudo quanto ao seu caráter interdisciplinar e transversal, bem como
sua aplicabilidade nas empresas. Tal quadro cria a necessidade de maiores
esclarecimentos sobre o conceito, suas aplicações e viabilidade em todas as
etapas da gestão empresarial.
Visando atender esta demanda, o Centro SEBRAE de
Sustentabilidade, unidade de referência nacional sobre o tema, lança um novo
conteúdo, as Dimensões da Sustentabilidade nos Pequenos Negócios, cujo objetivo
é desmistificar o tema e mostrar que ações sustentáveis são viáveis e como cada
um dos pontos podem ser colocados em prática em todas as áreas da empresa.
A partir de consultas com especialistas de todo o
Brasil, foram selecionadas 12 dimensões chave, que possuem grande impacto no
ciclo de vida dos pequenos negócios e juntas são capazes de tornar a empresa
mais sustentável.
São trabalhados temas como planejamento
estratégico, gestão financeira, gestão da qualidade, compras sustentáveis, gestão
de pessoas, encadeamento produtivo, gestão ambiental (englobando uso eficiente
da água, da energia e gerenciamento de resíduos sólidos), desenvolvimento
social, legislação, normas e certificações, mercado e consumo consciente,
marketing e comunicação, e políticas públicas.
Todas as informações foram compiladas em vídeos,
com média de um a dois minutos, em linguagem de fácil entendimento e
aprendizagem, explicando de maneira mais dinâmica as dimensões e fornecendo
dicas em cada área.
Para a gerente do Centro SEBRAE de
Sustentabilidade, Suenia Sousa, o conteúdo vem acrescentar um grande
conhecimento, de maneira prática. “Entendemos que não há outra via para a
sustentabilidade nos pequenos negócios que não seja a da inovação. Como este é
um conceito transversal, as Dimensões vêm mostrar de uma forma simples e direta
que isto é possível e aplicável na realidade dos empresários”.
Uma nova postura
Adotar os princípios da sustentabilidade
empresarial dá lucro e é realidade também para os pequenos negócios. Ser
sustentável é reduzir desperdícios, ampliar o valor financeiro da empresa,
promover o bem estar das pessoas envolvidas e contribuir para o meio ambiente,
promovendo um mercado mais justo e competitivo.
Mais do que cuidado com o meio ambiente, a sustentabilidade
é uma postura da empresa, cada vez mais exigida como fator de competitividade.
Empresas em todo o mundo já repensam hábitos e ajustam seus modelos de
produção, fornecendo produtos e serviços lucrativos, de alto valor social e
baixo impacto ambiental. Novas oportunidades surgem todos os dias para aqueles
que seguem esta tendência. (globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário