Cocriação de Valor entre Marketing Sustentável e
Estratégias de Sustentabilidade em Empresas.
Este artigo oferece algumas definições de marketing
sustentável e considera aspectos do marketing do ponto de vista das estratégias
de sustentabilidade de marketing em empresas.
Não existe nenhuma definição oficial de marketing
sustentável e os autores interpretam o conceito diferentemente. Portanto, vamos
ver algumas destas definições, a fim de se estabelecer uma definição para esta
tese.
Sheth e Parvatiyar (1995) foram um dos primeiros a
propor a ideia de um conceito de marketing sustentável, que leve ao
desenvolvimento sustentável em combinação com ação governamental. Visto que o
marketing convencional é considerado como sendo o principal responsável pelo
consumo continuadamente crescente, o objetivo do marketing sustentável é
promover um comportamento do consumidor sustentável e oferecer produtos
adequados, com o objetivo de uma sustentabilidade econômica e ecológica.
Observa-se que os autores deixaram de fora a dimensão social completamente. Da
mesma forma, Van Dam e Apeldoorn (1996) ligaram o marketing sustentável ao meio
ambiente e até o ligaram ao ecológico e ao marketing verde sob o título de
marketing ambiental, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico
sustentável. Ao contrário, Peattie (2001) e Ottman (2011) usaram os termos de
marketing ambiental e marketing verde, mas com o entendimento de que as
questões ambientais e sociais sejam interligadas.
Para Fuller (1999), o Marketing Sustentável
(Sustainable Marketing) é o processo de planejar, implementar e controlar o
desenvolvimento de preço, promoção e distribuição de produtos, de forma a
satisfazer três critérios:
(1) atender as necessidades de consumidores;
(2) atingir as metas da organização;
(3) que os processos sejam compatíveis com o
ecossistema. Portanto, o autor tenta ampliar as atuais funções do Marketing
voltadas para a determinação de estratégias de preço e distribuição, incluindo
a variável meio ambiente nesses processos.
Para Belz e Kartens (2010) marketing sustentável é
uma concepção gerencial que atende as demandas sociais e ambientais e,
eventualmente, as tornam em vantagens competitivas ao transportar valor e
satisfação aos consumidores. Na visão do tripé da sustentabilidade, o marketing
sustentável pode ser definido como construindo e mantendo relações lucrativas
com os consumidores, com o ambiente social e natural. Por fim, uma visão ampla
de marketing sustentável o considera como sendo a adoção de práticas de negócio
sustentável que criam melhores negócios, melhores relações e um mundo melhor
(ANDERSON, 2012). Todos estes pontos de vista sugerem que marketing sustentável
é mais do que o marketing verde, uma vez que nele está embutido os princípios
que guiam a sustentabilidade.
A habilidade das empresas em utilizar com sucesso o
marketing sustentável como suporte de suas estratégias para obter sustentabilidade
depende de suas sensibilidades sociais e ambientais. As questões ambientais
tais como desperdícios tóxicos, esgotamento de recursos, gestão da deposição e
aterro de resíduos são itens de preocupação pública e da legislação. Como
resultado destas evoluções as empresas tornam-se ecocêntricas. Os valores do
verde devem ser organizados num novo paradigma que reconhece não apenas a
parceria da humanidade e da Terra, mas percebe esta parceria como parte do
desenvolvimento sustentável. Isto significa que o marketing verde tem que
redirecionar sua filosofia de tal forma que se torne marketing sustentável.
Belz e Kartens (2010) acham que existem algumas
características do paradigma de marketing sustentável. As questões sociais e
ambientais são as mais fáceis de serem identificadas. No marketing clássico, os
aspectos sociais e ambientais dos produtos são dificilmente considerados e o
marketing verde inclui apenas os problemas ecológicos. Outro problema
particular é a identificação da interseção dos problemas sociais e ambientais
com o comportamento do consumidor. Isto é um aspecto crucial da
sustentabilidade e do marketing sustentável, que tenta encontrar soluções para
os problemas sociais e ambientais e atender a demanda do consumidor ao mesmo
tempo.
Portanto, para ter sucesso o marketing sustentável
tem como objetivo as relações sustentáveis e de lucro com os consumidores –
ambiente social e natural levando ao atendimento do tripé de sustentabilidade.
Marketing sustentável é marketing de relacionamento, que objetiva construir
relações duradoras com os consumidores, ambiente, social e natural de longo
prazo. A sustentabilidade só é alcançada se o governo, organizações não
governamentais e as empresas assumirem a mudança de esquemas externos em favor
do desenvolvimento sustentável e fizerem esforços nos níveis local, nacional e
internacional.
Para que tenha sucesso, o marketing sustentável deve
ainda reconsiderar o comportamento do consumidor e os padrões de consumo. Além
disso, deve ser considerado, toda ação de sustentabilidade de marketing na
elaboração de seu mix, além dos 4C’s (customer solutions, consumer cost,
convenience e communication), os 3 R’s (reduzir, reciclar e reutilizar), bem
como as estratégias de sustentabilidade de marketing (econômica, social,
ambiental, ética/cidadania ecológica e de tecnologia de informação), da mesma
maneira, os benefícios do marketing sustentável para as empresas, envolvendo
economia de custos, reputação, novos mercados, redução de riscos, atração e retenção
de empregados e liderança (RODRIGUES; RODRIGUES FILHO, 2018; LIM, 2015; BELZ;
PEATTIE, 2012; REUTLINGER, 2012; KUMAR; RAHMAN; KAZMI; PRAVEEN, 2012).
(ecodebate)
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