Cortar as emissões de CO2
em 20% significaria apenas 2% de perda econômica.
Uma equipe CSH desenvolveu um novo método para ajudar a resolver este problema. “Para entender como as medidas de política climática afetarão a economia de um país, não é suficiente ter dados sobre as emissões de dióxido de carbono. Também devemos entender o papel que as empresas desempenham na economia”, diz Stangl, um dos coautores do estudo publicado recentemente na Nature Sustainability.
“Dois fatores são cruciais – as emissões de CO2 de uma empresa, bem como quais riscos sistêmicos estão associados a ela, ou seja, qual o papel que a empresa desempenha na rede de suprimentos”, explica Stangl. Pesquisadores do CSH desenvolveram o Economic Systemic Risk Index (ESRI) em um estudo anterior. Ele estima a perda econômica que resultaria se uma empresa deixasse a produção.
Levando esses dois fatores em
conta – as emissões de gases de efeito estufa de uma empresa e seu índice de
risco para a economia do país – os pesquisadores calcularam um novo ranking de
empresas com grandes emissões em relação ao seu impacto econômico.
De acordo com o novo ranking, uma redução de 20% nas emissões de CO2 exigiria que as 23 principais empresas da lista cessassem as operações. No entanto, tal resultaria apenas numa perda de 2% dos postos de trabalho e em 2% da produção econômica.
Identificação de pontos de alavancagem de descarbonização: (A) Rede de produção da Hungria. (B) Diagrama de micronível de uma sub-rede de produção constituída por cinco empresas. Toda empresa emprega pessoas, produz produção econômica e emite subprodutos de CO2. As barras da direita mostram as emissões totais, o número de empregos e a produção total da sub-rede. (C) Estratégia “Remover os maiores emissores em primeiro lugar”. Para reduzir efetivamente as emissões, a empresa d, que é o maior emissor, é removida. A empresa perde seu único fornecedor, o que faz com que ela pare sua produção e desempenei seus funcionários. A empresa perde um de seus fornecedores e reduz o nível de produção em 50%. No total, as emissões de CO2 são reduzidas em 50%, enquanto os empregos são reduzidos em 70%, semelhante à produção econômica. (D) “Estratégia inteligente” baseada na identificação de pontos de alavancagem de descarbonização. Ao fechar empresas sistemicamente irrelevantes a e b, as emissões totais de CO2 são reduzidas em 50%, enquanto os empregos caem apenas 30%. A saída total é afetada de forma semelhante. Uma vez que nesta figura esquemática uma função de produção linear é assumida para todas as empresas, apenas a firma c é afetada por uma e b paradas de produção. (ecodebate)
Nenhum comentário:
Postar um comentário