sexta-feira, 21 de junho de 2024

Norte Energia e Witzler neutralizam emissões do consumo de energia

Norte Energia e Witzler neutralizam emissões do consumo de energia em eventos.

As compensações serão realizadas por dois caminhos, através de I-RECs e o plantio de mudas de árvores.

Norte Energia

As emissões geradas pelo consumo de energia elétrica da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), maior evento do setor industrial da região Norte, serão neutralizadas pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A companhia vai doar à feira certificados de energia renovável I-REC (International Renewable Energy Certificate) em quantidade equivalente a toda energia elétrica consumida durante a montagem e desmontagem do evento e os quatro dias da FIPA, de 22 a 25 de maio, em Belém.

Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia gerada e ao adquiri-los, as empresas conseguem neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de Escopo 2, pelo consumo de energia elétrica. Para a FIPA serão utilizados 20 títulos com o objetivo de compensar toda a energia gasta no local do evento, no Hangar do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Com o tema ‘Negócios e sustentabilidade na Amazônia’, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a expectativa é que a feira receba 20 mil visitantes, entre empresários, profissionais autônomos, acadêmicos, técnicos, trabalhadores da indústria e estudantes. O evento é um momento de intercâmbio com um dos setores mais importantes da economia brasileira e reúne empresas de pequeno, médio e grande porte, de diversos segmentos, que vão desde mineração, energia, alimentos e bebidas, maquinário, confecção, além de entidades ligadas ao setor produtivo, sindicatos da indústria e instituições de fomento.

Também com foco em reduzir as emissões geradas durante a 38ª edição da APAS SHOW, feira que é considerada a maior do setor de alimentos e bebidas das Américas, a Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Witzler Energia, apresenta medidas inovadoras para neutralizar as emissões de carbono para a edição 2024 da feira, que acontece entre os dias 13 e 16 de maio. Neste ano, toda a energia gerada para a feira é oriunda de fontes 100% limpas e renováveis. Além disso, todos os expositores terão as emissões compensadas.

As compensações serão realizadas por dois caminhos. A energia elétrica consumida nos quatro dias de evento será neutralizada através do certificado internacional I-REC. Além dos I-RECs, as emissões também serão compensadas com o plantio de mudas de árvores adquiridas com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Após a APAS SHOW 2024, a APAS e a Witzler Energia vão realizar um levantamento completo das emissões geradas durante os quatro dias de evento e apresentarão não somente o montante emitido, mas novas medidas para compensar as emissões geradas nos demais meses de 2024.

Outro ponto de destaque no compromisso da APAS com a sustentabilidade é a gestão de resíduos. Na edição 2023, pela primeira vez, a APAS SHOW alcançou a meta de aterro zero, com a reciclagem energética de todos os rejeitos, trabalho feito pelas empresas do grupo Multilixo. A meta para e edição deste ano é, além de alcançar novamente a meta zero, gerenciar de maneira ainda mais efetiva os rejeitos com melhorias no percentual de separação na origem, elevando o retorno dos materiais recicláveis na economia. (canalenergia)

Nenhum comentário:

Emissões de CO2 do setor de energia crescerão 18% até 2034

Emissões anuais de CO 2 equivalente do setor de energia no Brasil devem crescer 18% até 2034. O setor de transportes, que é responsável por...