O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.
domingo, 31 de outubro de 2010
Eleições 2010: O meio ambiente ruge
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Rio quer Copa Mundial e Olimpíadas sem poluição
Sociedade Provisória – Inferno à Vista
‘Cuidar da natureza é cuidar da vida’
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Mudança na produção e consumo

O professor da Academia de Ciências da Universidade de Brasília (UnB) Oton Leonards disse que o tratamento que a humanidade dá ao meio ambiente é “o legado que vai ser deixado às gerações futuras”. Ele recomenda, por isso, mudança no padrão da produção e do consumo, “como foi receitado pela Carta da Terra”, assinada durante a Rio 92, encontro ambiental de que participaram 180 países no Rio de Janeiro. “É inevitável e imprescindível uma mudança de mentalidade para que a humanidade possa sobreviver”, afirmou. O professor fez palestra, na semana passada, na abertura do 1º Fórum sobre Resíduos Sólidos, organizado pela UnB para discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto deste ano. A PNRS estabeleceu normas para a gestão do lixo, inclusive o tóxico, e prevê penalidades para quem não fizer a reciclagem correta. O fórum marcou a implantação do sistema de coleta seletiva de lixo na universidade, com a criação do programa Recicla UnB. “A forma de consumo do mundo está nos destruindo, por isso temos que dar vários passos para trás e seguir outros caminhos, baseados em princípios mais humanos, abolindo o sistema de competição e dando lugar à colaboração”, disse o professor. Para ele, no futuro, “a humanidade tende a ser entulhada em lixo”. Oton Leonards vê os aterros sanitários como “verdadeiras montanhas invertidas que estão poluindo os rios, por isso é preciso consciência sobre o que está sendo feito”. Ao falar sobre as transformações que a terra está sofrendo, ele destacou que são reações advindas dos processos geológicos, climáticos e biológicos. “Uma simples bactéria pode desequilibrar a terra”, disse o especialista. Ele citou o exemplo deixado pelos Guaranis, da época do descobrimento do Brasil, que enterravam os mortos de forma organizada, junto com seus objetos de arte. Para Leonards, as populações tradicionais têm muito o que ensinar no Brasil sobre o trato com o meio ambiente. A professora Mara Marchetti, do Núcleo da Agenda Ambiental da UnB, destacou que a universidade é signatária da Carta da Terra e que a iniciativa de implementar o programa de reciclagem é “para despertar a reflexão sobre o cuidado com os atos e o consumo” na comunidade acadêmica. Os funcionários vão ser capacitados para a coleta seletiva, com a mobilização também das cooperativas que trabalham nessa área com a UnB. (EcoDebate)
Prêmio classifica mais 4 estudantes
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Brasil investe pouco no setor agroalimentar
O direito a decidir aquilo que comemos
A fome de Marina é a mesma do povo brasileiro
sábado, 23 de outubro de 2010
Os passos miúdos da dança global
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Ignorando as mudanças climáticas

terça-feira, 19 de outubro de 2010
COP16, Cancún
Reunião na China a caminho da COP16
Aquecimento global prejudica a agricultura
domingo, 17 de outubro de 2010
Holanda se previne contra alta das marés
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Cidades sem limites
As cidades têm solução?
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Reúso da água chega à cafeicultura
Água de chuva e reuso
Confira abaixo explicações sobre os dois sistemas que possivelmente serão os mais utilizados. Aproveitamento de chuvas
O que é: Coleta e armazenamento de água de chuva, para uso em lavagens de pisos e irrigação do jardim.
Como funciona:
A água de chuva, coletada pelas calhas no telhado do prédio, é armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo.
Pode-se instalar um equipamento para filtrar esta água, se for necessário. Instala-se um sistema de recalque (bomba d'água + encanamento), para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo.
Cuidados a tomar:
O telhado concentra grandes impurezas, principalmente quando há um longo período de escassez de chuva.
Como opção, pode-se instalar um sistema de filtragem mecânica no reservatório.
O reservatório também pode ser um risco para a saúde dos moradores e funcionários, caso não adote uma manutenção periódica de limpeza e conservação.
A construção de um reservatório para a captação da água da chuva necessita de um sistema de recalque, deve ter um projeto de engenharia para que não desperte riscos de saúde e acidentes.
Além de gerar economia de água, o sistema também contribui para diminuir o problema das enchentes.
Na Europa, o sistema já é bastante usado em construções novas.
No Brasil, inúmeras construções já utilizam vários métodos de reutilização de água, assim como, a utilização da água das chuvas.
Vários shoppings já utilizam o reuso de água, o Shopping D. Pedro em Campinas/SP, um dos maiores da América, é um exemplo a seguir da conscientização ecológica.
O Parque Hopi Hari, um dos maiores da América, situado na rodovia dos Bandeirantes em Vinhedo/SP, também tem esta preocupação ambiental.
Outros shoppings também deveriam tem uma consciência mais ampla e abrangente, pensando sempre nas gerações futuras, estes sim, são os consumidores reais e fieis, que geram receitas constantes e de grandes valores.
Também já existem postos de gasolina e escolas adotando o aproveitamento da água das chuvas, para lavagem de carros e para descarga nos banheiros.
Em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), já há projetos de lei para tornar obrigatório o aproveitamento das águas de chuva em edifícios.
Custo para o condomínio: cerca de R$ 6.000,00, incluindo equipamento e tanque de 3 mil litros.
Não inclui instalação.
Empresas que implementam o sistema: 3P Tecnik - Tel.: (0xx21) 2284-9440 ou 3872-2345
Reuso de água
Trata-se da implementação de uma pequena estação de tratamento de águas de uso "nobre" (banho e pias) para reutilização em fins "menos nobres", como descargas, lavagens de pisos e outros.
No Brasil, o sistema está sendo bastante utilizado por indústrias, e começa a ser utilizado em novos condomínios.
Na Índia, em função da escassez de água, alguns edifícios comerciais têm estações próprias de tratamento de esgoto, e reutilizam a água tratada para alimentar o ar-condicionado, economizando até 250 m³ por dia.
Em São Paulo (SP), está sendo implementado no Aeroporto de Cumbica um sistema para tratar a água usada na lavagem de aviões e hangares, e reutilizá-la nos banheiros.
Empresas que implementam o sistema:
General Water - Tel.: (0xx11) 3621-5999
Proquim - Tel.: (0xx11) 6953-7030 (sindiconet)
Mudança climática e o aquecimento global 2025
Em 2025, o Brasil deverá ter um clima quente na maior parte do país, mas com a possibilidade de frio no Sul. O mês de janeiro de 2025 foi o ...

-
4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar A necessidade contínua de revisar a interrelação “homem-ambiente”, en...
-
Quanto se gasta de água por dia no mundo. Todo mundo sabe que economizar água é o mínimo que podemos fazer pela saúde do planeta. Nã...
-
Esquema de uma estação de tratamento de água. As questões do meio ambiente no Brasil foram introduzidas através dos conceitos do saneamento ...