sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inclusão digital e geração de renda

Nós fomos conhecer uma dessas entidades: o Clube de Mães Novo Recreio, na periferia de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Desde 2010, graças aos 20 computadores recebidos via empréstimo do CEDIR, crianças, jovens e adultos da comunidade passaram a ter aulas de informática, levando a inclusão digital a um lugar onde o asfalto ainda não chegou.
Projetos sociais recebem computadores reciclados por meio de empréstimo
Outra vertente do trabalho é a capacitação de catadores de material reciclado. Em 2010, o CEDIR e o Instituto Gea Ética e Meio Ambiente foram contemplados por um projeto da Petrobras que está possibilitando o treinamento de catadores para a reciclagem correta de eletrônicos. Especialistas da área contam que, para desmontar monitores e televisores de tubo, muitos catadores simplesmente dão marretadas no equipamento. O problema é que, fazendo isso, o chumbo e o fósforo que compõe esses equipamentos são liberados, contaminando o ambiente e as pessoas. O curso visa a capacitação de catadores para lidarem com lixo eletrônico sem prejudicar a si mesmos ou a natureza.
Nós fomos ao CEDIR, ao Clube de Mães Novo Recreio, além de acompanharmos uma das aulas do curso que capacita catadores para a reciclagem segura de equipamentos eletrônicos. E produzimos três vídeos sobre cada uma das iniciativas.
Treinamento na USP: gerando renda para catadores e protegendo meio ambiente
Este especial fala um pouco sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e de uma iniciativa da USP que serviu de inspiração para gestores públicos repensarem as licitações na área de tecnologia. Comentaremos a triste realidade de países pobres da África, como Gana, que se transformou em “depósito” de lixo eletrônico. E para finalizar, alguns links interessantes que vão nortear o leitor para o encaminhamento correto de equipamentos eletrônicos. Boa leitura! (EcoDebate)

Nenhum comentário:

Poluição plástica pode matar embriões de animais oceânicos

Oceanos em 2050 vão ter mais plástico do que peixes, alerta Fórum de Davos. Altos níveis de poluição plástica podem matar os embriões de uma...