quinta-feira, 22 de março de 2012

O desafio de abastecer 7 bilhões de pessoas

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22/03 em meio aos desafios de lidar com um mundo com 7 bilhões de pessoas.
Este 22 de março também marca os 20 anos da data, criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - a Rio-92 - para atrair as atenções para a importância da manutenção das fontes de água fresca. Foi na mesma conferência que o Estado do Rio se comprometeu a despoluir a Baía de Guanabara. Na Rio+20, que será realizada agora em junho, porém, o tema da água acabou recebendo pouca atenção. Essa foi umas principais queixas que apareceram no 6º Fórum Mundial da Água, realizado até 17/03/12 em Marselha.
Apesar de não se tratar de um evento governamental e, por isso, seus acordos não terem caráter vinculante, ou seja, não há cobrança sobre o que é decidido ali, o evento é o mais importante em torno da água no mundo. Dali saiu um documento que será levado à Rio+20 para discussão durante os diálogos setoriais que vão ocorrer na conferência.
Uma das propostas defendidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) é do estabelecimento de uma governança global para os recursos hídricos. Vicente Andreu, diretor presidente da ANA, propôs a criação, no âmbito da ONU, de um programa ou uma agência, que tenha a água como fator central.
Mais de 20 programas das Nações Unidas, como a Unesco, a Organização Mundial de Meteorologia, a FAO, têm a água como um elemento de sua agenda, mas em nenhuma delas é o seu tema central. O Brasil vai defender essa ideia, em vez de uma reestruturação do programa de meio ambiente, o Pnuma, como países europeus vêm propondo.
Um dos poucos temas referentes à água que apareceu no rascunho zero do que deverá ser o documento final da conferência foi a implementação de uma rede internacional de observação da acidificação oceânica e um trabalho coletivo para prevenir sua intensificação (mais informações na entrevista abaixo).
Para o dia de amanhã, a ONU lembra que há muitos outros problemas envolvidos no tema água. Estatísticas apontam que cada ser humano consome de 2 a 4 litros de água por dia, entretanto a maior parte do que "bebemos" está embutido na comida que comemos. Para produzir 1 quilo de carne, por exemplo, são consumidos 15 mililitros de água; enquanto 1 quilo de trigo consome 1.500 litros de água. (socioambiental)

Nenhum comentário:

A mudança climática é uma crise de direitos humanos

A crise do clima ameaça os direitos humanos em proporções nunca antes vistas. É esse o alerta que a Anistia Internacional faz com o lançamen...