sábado, 7 de fevereiro de 2015

Uso do 3° volume morto será reservado para o inverno

Alckmin diz que uso do terceiro volume morto ficará reservado para o inverno
Crise hídrica. Sobre o Sistema Cantareira, choveu ontem 10,4 milímetros. No valor acumulado do mês, já são 54,8 milímetros: 54% acima da média histórica de fevereiro, mas a meteorologia indica que a estação fria deverá ter índices menores de precipitação.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ontem que a terceira cota do volume morto do Sistema Cantareira não será usada agora e deve ficar para o inverno. “Nós não pretendemos utilizá-la. É uma reserva importante para o período de inverno”, disse, durante a inauguração de uma unidade do Corpo de Bombeiros, em Hortolândia, região de Campinas. Os serviços de meteorologia preveem que o inverno deverá ter índices menores de chuva do que a média. Em 2014, o outono e o inverno foram excepcionalmente secos e agravaram a crise hídrica, levando o governo a usar a primeira cota do volume morto - a água que fica abaixo do sistema de bombeamento, que somou 182,5 bilhões de litros. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) já utiliza a segunda cota para manter o abastecimento de 5,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo - são 105 bilhões de litros. Após dois dias seguidos de aumento, em 05/02 o nível do Cantareira se manteve estável em 5,2% da capacidade. Em 2015, o sistema já registrou 26 quedas. Comparado ao primeiro dia do ano, quando estava com 7,2% da capacidade, o atual nível é 2% inferior. O Alto Tietê também estacionou ontem, em 11%. Os demais reservatórios tiveram aumento no volume represado.
Chuva acima da média. Durante a viagem para o interior paulista o governador esteve também em Iracemápolis, na mesma região, Alckmin chegou a pedir informações a assessores sobre o efeito das precipitações no Sistema Cantareira. Chovia forte na região e, em Campinas, foram registrados alagamentos. Sobre o Cantareira, a pluviometria do dia foi de 10,4 milímetros. No valor acumulado do mês, as chuvas somam 54,8 milímetros: 54% acima da média histórica para o mês de fevereiro, de 7,11 mm por dia. (cliptvnews)

Nenhum comentário:

Vários eventos climáticos extremos ao mesmo tempo podem ser o novo normal

É possível que eventos climáticos extremos ocorram simultaneamente e se tornem cada vez mais comuns. Estudos científicos indicam que a combi...