sexta-feira, 15 de março de 2019

Chuva de março passa de 80% da média na cidade de São Paulo

Confira o mapa da chuva de março em cada região da cidade e saiba onde choveu mais.
Foto: Climatempo
Chuva acumulada em São Paulo de 1 a 11 de março de 2019 (CGE)
A cidade de São Paulo e vários municípios da Grande São Paulo já tiveram muitos prejuízos com a chuva de março. Desde o início do mês, temporais ocorreram pelo menos uma vez em todas as regiões da capital e da Grande São Paulo provocando grandes alagamentos e ventania.
A chuva volumosa da primeira quinzena de março está caindo sobre áreas que ficaram encharcadas com a chuvarada de fevereiro, que o fevereiro mais chuvoso em 15 anos na cidade de São Paulo. Os transbordamentos dos rios e córregos estão ocorrendo facilmente, mesmo sem tempestade, porque já choveu demais e os níveis estão muito elevados.
Em menos de 15 dias, praticamente toda a cidade de São Paulo já acumulou mais de 100 mm, pelo menos metade da média de chuva normal para o mês de março. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva para março na região da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, é de 214 mm. Neste local da cidade choveu 184,6 mm de o dia 1 até 9 horas dia 14 de março. Isto corresponde a 86% da média de chuva para este mês.
Quanto já choveu em março em São Paulo?
É normal que não chova com a mesma frequência e intensidade em todas as áreas de uma cidade. A distribuição da precipitação em uma cidade tão grande como São Paulo pode variar muito em um mesmo dia e ao longo de um mês e por vários motivos. Pancadas de chuva provocadas pelo calor podem ocorrer em um bairro e não em outro. A chuva de uma frente fria em geral cair de forma generalizada, mas fatores como o relevo e quantidade de vegetação alteram a quantidade de chuva. Áreas de instabilidade que avançam do interior do estado ou do litoral nem sempre provocam chuva em todas as regiões da cidade.
Mapa da chuva
No temporal que ocorreu entre os dias 10, domingo, e 11 de março, segunda-feira, os maiores volumes de chuva caíram sobre bairros das zonas central, leste e sul da cidade de São Paulo.
A Climatempo solicitou ao CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo - os acumulados de chuva de cada região da cidade monitorada, para o período de 1 a 11 de março, que já inclui o temporal entre os dias 10 e 11 de março.
É o que mostra mapa da chuva acumulada de 1 a 11 de março na cidade de São Paulo. O maior volume neste período foi no centro da cidade, na região Sé. Mas Vários bairros das zonas oeste/sudoeste, sul/sudeste e leste acumularam mais de 190 mm, que é muito elevado para um período de 11 dias.
Vai chover mais?
A resposta é sim. Ainda temos uma situação perigosa para a chuva volumosa que a circulação marítima persistente entre os dias 14 e 16 de março. A chuva dá uma pequena trégua nos primeiros três dias do outono, que começa no dia 20 de março, e retorna com força no dia 22. A expectativa é de que a última semana de março seja com pouca chuvae até dias sem chuva na região da Grande São Paulo.
Pessoas atravessam a rua inundada na Vila Prudente, em São Paulo/SP, em 11/03/2019. (terra)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...