sexta-feira, 17 de julho de 2020

Marketing Sustentável para empresas de produtos e serviços derivado do Babaçu

A importância do Marketing Sustentável para as Empresas de Produtos e Serviços Derivado do Babaçu no Brasil.
O termo marketing sustentável foi utilizado pela primeira vez no início dos anos de 1990 por Donald Fuller, apontando as oportunidades de inovação através das organizações sustentáveis e os objetivos sociais com as estratégias de marketing sustentável na elaboração de seu mix: cliente, custo, conveniência e comunicação, além do mix, as dimensões do modelo de sustentabilidade de marketing: econômica, ambiental, social, ética/cidadania ecológica e tecnologia de informação (BELZ; PEATTIE, 2012; LIM, 2015; RODRIGUES; RODRIGUES FILHO, 2018).
Objetivo deste artigo é entender a importância do marketing sustentável para as empresas de produtos e serviços derivado do coco babaçu, como no caso das fases do ciclo de vida do produto (extração de matérias-primas, comercialização, consumo e descarte) deste vegetal. Na proposta do Ciclo de Vida do Produto, do ponto de vista do marketing sustentável, essas fases têm classificação um pouco diferente. A primeira fase é o impacto social e ecológico durante o processo de fabricação, depois na comercialização do produto, em seguida no consumo e, posteriormente, no descarte (ZENONE; DIAS, 2015).
O babaçu é um dos principais produtos da extração vegetal no Brasil, e em sua área de ocorrência, localizada na transição entre os biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga do Nordeste semiárido, reside um dos mais expressivos contingentes do campesinato no país, May (1986), além de grupos indígenas que também mantêm relação com esta palmeira Gonzálex-Pérez et al., 2012. São inúmeros os produtos e serviços derivados dos babaçuais que contribuem para os meios de vida de povos e de comunidades tradicionais, bem como de agricultores familiares, embora apenas a produção comercializada de amêndoas seja reconhecida pelas estatísticas oficiais da extração vegetal (IBGE, 2006, 2016). Compreender e corretamente dimensionar a importância econômica dos produtos do babaçu é condição necessária para delinear instrumentos de marketing sustentável (mix e dimensões do modelo de sustentabilidade de marketing) para o fortalecimento desta economia, assim como para apontar soluções para problemas de logística e de estruturação de cadeias que potencializem o uso efetivo desta riqueza, consequentemente reforçando a conservação destas florestas e proporcionando melhores condições de vida para os agroextrativistas (PORRO, 2019).
Coco babaçu terá marketing como aliado para expansão de mercado.
Dessa forma, o babaçu poderá ocupar um importante espaço na agricultura familiar e economia brasileira, que contemplem empresas e a sociedade na busca de um desenvolvimento sustentável para todos. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Impacto da mudança climática na vida marinha é muito maior do que o previsto

Peixes e invertebrados são muito mais afetados pela água do mar mais quente e mais ácida do que se sabia anteriormente. Esta é a conclusão d...