A importância do Marketing Sustentável para as
Empresas de Produtos e Serviços Derivado do Babaçu no Brasil.
O termo marketing sustentável
foi utilizado pela primeira vez no início dos anos de 1990 por Donald Fuller,
apontando as oportunidades de inovação através das organizações sustentáveis e
os objetivos sociais com as estratégias de marketing sustentável na elaboração
de seu mix: cliente, custo, conveniência e comunicação, além do mix, as
dimensões do modelo de sustentabilidade de marketing: econômica, ambiental,
social, ética/cidadania ecológica e tecnologia de informação (BELZ; PEATTIE,
2012; LIM, 2015; RODRIGUES; RODRIGUES FILHO, 2018).
Objetivo deste artigo é
entender a importância do marketing sustentável para as empresas de produtos e
serviços derivado do coco babaçu, como no caso das fases do ciclo de vida do
produto (extração de matérias-primas, comercialização, consumo e descarte)
deste vegetal. Na proposta do Ciclo de Vida do Produto, do ponto de vista do
marketing sustentável, essas fases têm classificação um pouco diferente. A
primeira fase é o impacto social e ecológico durante o processo de fabricação,
depois na comercialização do produto, em seguida no consumo e, posteriormente,
no descarte (ZENONE; DIAS, 2015).
O babaçu é um dos principais
produtos da extração vegetal no Brasil, e em sua área de ocorrência, localizada
na transição entre os biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga do Nordeste
semiárido, reside um dos mais expressivos contingentes do campesinato no país,
May (1986), além de grupos indígenas que também mantêm relação com esta
palmeira Gonzálex-Pérez et al., 2012. São inúmeros os produtos e serviços
derivados dos babaçuais que contribuem para os meios de vida de povos e de
comunidades tradicionais, bem como de agricultores familiares, embora apenas a
produção comercializada de amêndoas seja reconhecida pelas estatísticas
oficiais da extração vegetal (IBGE, 2006, 2016). Compreender e corretamente
dimensionar a importância econômica dos produtos do babaçu é condição
necessária para delinear instrumentos de marketing sustentável (mix e dimensões
do modelo de sustentabilidade de marketing) para o fortalecimento desta
economia, assim como para apontar soluções para problemas de logística e de
estruturação de cadeias que potencializem o uso efetivo desta riqueza, consequentemente
reforçando a conservação destas florestas e proporcionando melhores condições
de vida para os agroextrativistas (PORRO, 2019).
Coco babaçu terá marketing
como aliado para expansão de mercado.
Dessa forma, o babaçu poderá
ocupar um importante espaço na agricultura familiar e economia brasileira, que
contemplem empresas e a sociedade na busca de um desenvolvimento sustentável
para todos. (ecodebate)
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