O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Preço e falta de informação impedem expansão dos orgânicos
Os produtos orgânicos exigem mais cuidados por serem cultivados sem agrotóxicos ou adubos químicos.
Em busca de uma vida saudável, hábitos alimentares têm sido mudados pela propagação dos produtos chamados "orgânicos", cujo cultivo dispensa o uso de agrotóxicos ou adubos químicos. O mercado cresce 30% ao ano, mas os preços altos e a falta de informação sobre os benefícios dos orgânicos ainda entravam a expansão das vendas.
Os produtos orgânicos despertaram o interesse do consumidor há cerca de dois anos, quando foram introduzidos no estabelecimento, mas foi retirado depois de alguns meses por falta de procura: No começo era novidade, mas depois as vendas caíram por eles serem mais caros. A época em que o consumo desses produtos aumenta é durante o verão.
Vê-se no preço dos orgânicos um entrave para a popularização. Exemplifica-se que com a diferença de preço entre um vidro mel convencional e outro orgânico: o último é R$ 2 mais caro que o primeiro, praticamente ⅓ do valor.
Há casos em que o saco de arroz orgânico custa o dobro do convencional. O problema está no cultivo, que exige muito mais cuidado porque se a planta é atacada por um inseto você não pode matá-lo com químicos, tem que evitar o ataque de outra maneira.
Acredita-se que o fator cultural prejudica ainda mais a popularização dos produtos orgânicos. A dificuldade não é só o preço, ás vezes não é tão caro como se pensa. Há pouca consciência das pessoas sobre o que é ingerir resíduos agroquímicos com o alimento. O que se gasta a mais hoje com alimentação saudável será economizado no futuro com menos despesas médicas.
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