Os sacos plásticos multiplicam-se a olhos vistos e quando damos por ela temos tantos para tão pouco uso. Tendo em conta a sua abundância e o facto que um simples saco plástico pode demorar até mil anos a decompor-se, é preciso saber reutilizar estes objetos diários, a bem do meio ambiente.
1. No jardim. Ate um saco plástico em cada joelho e estará pronto para trabalhar ajoelhado no jardim, sem danificar a roupa. E quem diz o jardim, diz qualquer outro local onde terá de andar de joelhos e não quer sujar as calças. Mais verde é impossível!
2. Para a reciclagem. Uma forma dupla de ser ecológico no que aos sacos plásticos diz respeito é utilizar os mesmos para separar a reciclagem lá em casa. Arranje 3 caixotes e forre-os com sacos de plástico – um para o papel, um para o vidro e outro para o plástico. Para além de manter os caixotes limpos, não hora de ir despejar a reciclagem, é só pegar nos sacos e ir. Se não tiver espaço para os caixotes pode sempre arranjar um cabide de 3 pegas, afixar na varanda e pendurar 3 sacos de plástico do mesmo.
3. Plástico protetor. Precisa de cobrir e/ou proteger alguma coisa mas não sabe como? Recorra ao seu stock de sacos plásticos para cobrir plantas e arbustos durante o Inverno, para proteger objetos que precisa de guardar na garagem ou no sótão. Os sacos de plástico são muito pequenos? Com a ajuda de uma tesoura, abra-os por completo para duplicar o seu tamanho.
4. Na carteira. Uma das maneiras mais simples de reutilizar sacos plásticos é andar com meia dúzia dobrados dentro da carteira ou na mala do carro para utilizar na hora de ir às compras. Para além de poupar dinheiro a comprar sacos (que já é a realidade em muitos supermercados), evita a sua acumulação em casa – mais ecológico não há!
5. Pompons perfeitos. Utilize sacos plásticos de cores divertidas para criar pompons grandes e pequenos, perfeitos para decorar festas de aniversário ou quartos infantis. Uma vida mais verde também passa pela decoração, que pode ser muito bonita!
6. Cuidar dos animais. Aproveite e reutilize os sacos plásticos para forrar a caixa de areia dos gatos (o que facilita muito na hora de mudar a mesma); e para apanhar os dejetos do seu cão quando o levar à rua – evite comprar sacos de propósito para este efeito.
7. Crianças em casa. Se tiver crianças em casa, os sacos plásticos podem ser um aliado perfeito no que toca às limpezas: estenda-os sob a cadeira de jantar da criança ou sobre a mesa onde os miúdos fazem pinturas e trabalhos manuais; se a criança está a deixar a fralda, forre o colchão da cama com vários sacos plásticos. Estará ainda a ensinar à criança como ser mais ecológica!
8. Cuidado, é frágil! Se vai fazer mudanças ou simplesmente empacotar artigos frágeis, amasse os sacos plásticos em pequenas bolas e utilize-os para apoiar os objetos frágeis que vai colocar nas caixas – assim, o seu transporte será mais seguro.
9. Mãos protegidas. Os sacos plásticos são ótimos enquanto luvas, protegendo as mãos de qualquer sujidade na qual tenha de mexer, tendo ainda a vantagem de poderem ser virados do avesso no final da tarefa, sempre sem sujar as mãos. Utilize-os ainda quando limpar vidros com folhas de jornal.
10. Na cozinha. A cozinha é um dos espaços da casa que mais facilmente se suja e que grande trabalheira dá limpar! Da próxima vez que sabe que vai fazer muita sujidade na cozinha, estenda alguns sacos de plástico limpos sobre a mesa ou bancada e suje à vontade no final, basta passar os sacos por água para reutilizar ou então enviá-los direitinho para a reciclagem.
11. Pintura exemplar. Se estiver a pintar alguma coisa, aproveite para forrar o tabuleiro da tinta com um saco plástico para facilitar a limpeza no final; embrulhe os pincéis num saco plástico limpo para que não sequem para o dia seguinte. Se tiver de utilizar tinta de spray para pintar um pequeno objeto, coloque-o dentro de um saco plástico antes de começar a pulverizar.
12. Reutilizar e reciclar. Seja qual for o seu fim, há de chegar a altura em que os sacos plásticos já deram tudo o que tinham a dar, por isso, a atitude verde começa no reutilizar e termina no reciclar. Deite todos os seus sacos plásticos usados no ecoponto amarelo. (umavidaverde)
O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mudança do Oceano Atlântico pode colapsar o planeta e causar crise no Brasil
Mudança no Oceano Atlântico pode colapsar o planeta e causar crise no Brasil; entenda. Pesquisadores alertam para uma possibilidade real de ...
-
4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar A necessidade contínua de revisar a interrelação “homem-ambiente”, en...
-
Esquema de uma estação de tratamento de água. As questões do meio ambiente no Brasil foram introduzidas através dos conceitos do saneamento ...
-
Tenho certeza que você já ouviu falar dos famosos 3 Rs da Sustentabilidade – Reduzir , Reutilizar e Reciclar . No entanto, existem ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário