sexta-feira, 1 de abril de 2011

Japão encontra plutônio no solo de usina nuclear

Policiais com roupas protetoras procuram vítimas em Fukushima
A Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa que administra o complexo nuclear de Fukushima, no Japão, disse que foram encontrados três tipos de plutônio em cinco diferentes pontos do solo na instalação. A empresa diz que não há risco para a saúde. Ainda não está clara a origem da contaminação, mas acredita-se que tenha sido provocada pelos danos nas instalações da usina.
A agência nuclear do Japão demonstrou preocupação. "Embora não seja um nível prejudicial aos seres humanos, não estou otimista. Isso significa que o mecanismo de contenção está sendo vazado, por isso acho que a situação é preocupante", disse Hidehiko Nishiyama, funcionário do órgão japonês de supervisão nuclear.
Água
As autoridades japonesas também informaram que foi encontrada água altamente radioativa nas tubulações externas de três reatores da usina. Os funcionários da Tepco afirmaram que o encanamento não deságua no mar, mas a possibilidade de infiltração no solo não foi descartada.
Segundo a empresa que administra a usina, a água no cano do reator 2 continha radiação acima de 1.000 millisieverts por hora - mais de quatro vezes o limite considerado seguro. Água contaminada também foi encontrada nos túneis dos reatores 1 e 3, em níveis menores.
Ainda não se sabe como a água radioativa vazou do prédio e entrou na tubulação. A contaminação na unidade 2 pode ser decorrente do derretimento parcial do núcleo do reator. (destakjornal)

Nenhum comentário:

Proibição global de plásticos descartáveis tem amplo apoio popular

Pesquisa: 85% dos brasileiros entrevistados defendem que as regras globais exijam redução na produção mundial de plástico. A proibição dos p...