sábado, 9 de julho de 2011

Construção Sustentável

Cidades por todo o mundo começam a criar projetos sustentáveis.
Em 2007, pela primeira vez na história, a população urbana mundial ultrapassou a do campo. Nesse contexto, urbanistas começam a discutir o conceito de ecocity - uma cidade pensada para ser inteiramente sustentável.
O exemplo pioneiro veio da China: Dongtan (acima) ocupará 82 km2 da ilha fluvial de Chongming, próxima a Xangai. A primeira fase do projeto, pronta em 2010, contemplará 10 mil moradores. Até 2050, 500 mil habitantes deverão mudar-se para lá.
Na concepção do escritório britânico Arup, os prédios vão consumir menos água e energia (gerada em usinas solares e eólicas) e reciclar até 80% do lixo. O planejamento urbano em pequenos núcleos privilegiará deslocamentos a pé ou de bicicleta.
"É preciso lembrar, porém, que mudar-se para um lugar assim não implica necessariamente novos hábitos. Isso leva tempo e melhor seria se acontecesse nas cidades que já existem", pondera Paula Santoro, urbanista do Instituto Pólis.
UM BOM COMEÇO
Os desafios de uma cidade sustentável são muitos: implantar uma boa malha de transporte público, reduzir as emissões de CO2, ter prédios verdes, controlar a qualidade do ar e da água, gerenciar os resíduos, preservar a vegetação e estimular negócios sustentáveis. Veja as iniciativas de alguns centros urbanos.
Copenhague, Dinamarca
Venceu o Prêmio Europeu de Gestão Ambiental em 2006 pela ótima qualidade da água de sua enseada.
Curitiba, Brasil
Conhecida mundialmente, subiu na escala da sustentabilidade ao redesenhar o sistema de transporte público, na década de 90, aumentar as áreas verdes e ser pioneira na coleta seletiva de lixo, a partir dos anos 80.
Freiburg, Alemanha
É chamada de cidade solar por causa dos aquecedores de água e placas fotovoltaicas que reinam nas coberturas de casas e prédios comerciais desde a década de 80.
Londres, Inglaterra
Destacou-se em 2007 ao lançar um plano ambicioso de combate ao aquecimento global. Em 20 anos, a meta da cidade é reduzir 60% das emissões de CO2.
Portland, Estados Unidos
Dona do título de cidade mais sustentável do país, foi a primeira a diminuir as emissões de gases de efeito estufa, em 1993. Além disso, reúne boa quantidade de prédios verdes per capita e uma economia sustentável que inclui empresas de energia limpa e produção orgânica de alimentos. (planetasustentavel)

Nenhum comentário: