domingo, 31 de dezembro de 2017

Os 8 Rs da sustentabilidade

Tenho certeza que você já ouviu falar dos famosos 3 Rs da Sustentabilidade – ReduzirReutilizar e Reciclar.
No entanto, existem diversas outras ações que podem estabelecer uma relação mais harmônica entre Homem e Meio Ambiente, e muitos outros Rs da sustentabilidade podem, e devem, ser destacados.
Assim, fizemos uma lista de alguns destes conceitos para te inspirar e ajudar na adoção de novos hábitos.
Conheça aqui os 8 Rs da sustentabilidade e aplique-os no seu dia a dia para contribuir com um mundo melhor.
1) REPENSAR
Qualquer ato de consumo causa impactos. O consumo excessivo, incentivado pelo atual sistema, é uma das principais causas de degradação ambiental e social no mundo. Assim, antes de comprar qualquer coisa, reflita se realmente precisa dela. Você verá que nem tudo é necessário e que pode cortar várias coisas do seu dia a dia.
2) REDUZIR
Reduzir é uma atitude essencial para o consumo consciente. Reduza o consumo e o lixo, compre somente o necessário e evite desperdícios. Use a água e a energia de forma racional. Substitua sacolas e copos plásticos por ecobags e canecas. Com pequenas ações como estas, além de contribuir com o meio ambiente, você estará também economizando dinheiro.
3) REUTILIZAR
Dê uma segunda chance ao “lixo” e abuse da criatividade. Garrafas PET, latas, pneus, pallets e muitos outros produtos que costumam virar lixo podem se transformar em móveis, brinquedos, vasos para sua horta, objetos de decoração, etc. Vale lembrar que a doação também é uma ótima alternativa, assim outra pessoa pode reutilizar aquele objetivo que você não usa mais – Pratique o desapego!.
4) RECICLAR
Se não foi possível reutilizar, então recicle, possibilitando que seu lixo se transforme novamente em matéria-prima. Separe o lixo reciclável (papel, metal, plástico, vidro) do orgânico e entregue à coleta seletiva ou às cooperativas de catadores. A reciclagem economiza energia e diminui a exploração dos recursos naturais, além de contribuir com a geração de emprego.
5) RECUSAR
Recuse o que não é necessário, como as sacolinhas no supermercado, panfletos que você sabe que não são de seu interesse, copos descartáveis, etc. Além disso, fique de olho em quem fabrica os produtos, recuse empresas que não respeitam os direitos de seus trabalhadores e o meio ambiente.
6) RESPEITAR
Respeito é essencial para viver em harmonia. Assim, respeite o meio ambiente, as outras pessoas e a si mesmo.
7) RESPONSABILIZAR-SE
Responsabilizar-se pelos seus impactos, bons e ruins, e tomar as medidas necessárias em relação a eles. Seja responsável pela sua rua, seu bairro, sua cidade. Cuide!
8) REPASSAR
Passe adiante. Compartilhe com seus amigos. Inspire outras pessoas.
Muitas dessas ações não exigem esforço algum, tratam-se apenas de uma escolha mais consciente. Faça a sua parte e incentive todos a sua volta a adotar tais práticas! Todos juntos por um mundo melhor. (armarioorganico)

Um comentário:

Unknown disse...

É de fundamental importância a consciência de RECICLAR vir antes da ação de Reutilizar. Reutiliza-se aquilo que não dá mais para reciclar, por diversos motivos. Como a autora diz no texto, Reciclar agride menos o Meio Ambiente por evitar extração de mais materia-prima.