quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Terra é mais eficiente em dissipar calor

Terra é mais eficiente em dissipar calor do que o imaginado
Dados indicam que, ao contrário do imaginado, o planeta pode não ser tão sensível às emissões de dióxido de carbono.
Dados recolhidos pela NASA e disponibilizados hoje para o público mostram que a Terra é mais eficiente em dissipar calor do que o imaginado previamente.
Em nota do site TG Daily, o Dr. Roy Spencer, cientista do Centro de Estudos Científicos da Universidade do Alabama, disse que o resultado pode fazer com seja discutido novamente o quanto a atividade humana realmente tem afetado o clima do planeta.
Pelas últimas duas décadas, as diferenças entre as previsões de aumento de temperatura na atmosfera terrestre e dados meteorológicos que contradizem tais previsões vem causando controvérsias entre cientistas e a opinião pública. Membros da equipe liderada por Spencer compararam diversos modelos climáticos feitos pelo IPCC com novos dados colhidos por eles mesmos entre os anos de 2010 e 2011.
“Nossas pesquisas indicam que há muito mais energia sendo dissipada para o espaço do que a quantidade prevista pelos últimos modelos do IPCC”, afirma Spencer.
Tal descoberta pode significar que o clima do planeta não é tão sensível ao aquecimento causado pelo uso de dióxido de carbono como era pensado anteriormente. (yahoo)

Nenhum comentário:

Degradação florestal na Amazônia afeta área três vezes maior que desmatamento

Entre março de 2023 e de 2024, INPE detectou aviso de degradação para 20,4 mil km², maior que os 18 mil km² do período anterior. É necessári...