domingo, 15 de janeiro de 2012

Economia verde e combate à pobreza

Economia verde e combate à pobreza estão entre os tremas
A Rio+20, que marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio em 1992, será focada em dois temas: o primeiro é a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza; o segundo, a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
O documento de Contribuição Brasileira à Rio+20, entregue pelo governo à ONU no mês passado, prevê que a conferência será uma "oportunidade única nesta geração de mobilização dos recursos políticos necessários para desenhar uma saída duradoura para a crise internacional, levando em conta a complexidade de seus aspectos econômicos, sociais e ambientais".
Uma das propostas formuladas pelo Brasil é a criação de um Programa de Proteção Socioambiental Global, tendo como um de seus objetivos a garantia de renda para superar a pobreza extrema no mundo.
"Num momento de crise internacional, em que se mobilizam vastos recursos globais para a recuperação do sistema financeiro, o programa seria uma aposta no componente social, importante na solução brasileira para o enfrentamento da crise", propõe o documento, citando programas do governo federal, como Luz para Todos, Bolsa-Família, Minha Casa, Minha Vida e Brasil Sem Miséria.
Outra proposta é a de criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A ONU prevê para meados de janeiro o início das discussões do chamado "rascunho zero", com as propostas enviadas pelos países. As negociações informais começam em fevereiro. (Itamaraty)

Nenhum comentário:

Concentração de CO2 bate recorde em março de 2024

Principal indicador da crise climática: concentração de CO 2 bate recorde em março de 2024. Em março de 2024 a concentração de CO 2 atingi...