sábado, 15 de fevereiro de 2014

Aplicativos ajudam a economizar água

Apps para celular colaboram com um consumo mais consciente desse recurso.
Caso toda a população brasileira decidisse fechar a torneira ao escovar os dentes, ao longo de mês, nada menos do que um dia e meio do volume de água que circula nas Cataratas do Iguaçu seria economizado. Pensando em orientar as pessoas a consumir de forma mais adequada esse recurso, o Instituto Akatu desenvolveu em parceria com a Leo Burnett Tailor Made um aplicativo para i-Phone que mostra a quantidade de água que pode ser desperdiçada quando se abre um chuveiro ou torneira.
Chamado de ‘Fake Shower’, o aplicativo propõe soluções bem-humoradas para manter a privacidade entre um casal, por exemplo. Há quem deixe água escorrer pelo ralo para que o som disfarce outros possíveis e indesejados ruídos no banheiro. O aplicativo reproduz o barulho do chuveiro ou da torneira para você, ajudando a economizar água. No final, ainda informa quanta água deixou de ser gasta.
Outro recurso que pode ser utilizado por quem costuma e perder no tempo quando está sob o chuveiro é o aplicativo também para i-Phone da Fischer&Friends. A proposta do ‘Sai desse Banho’ é desafiar as pessoas a reduzirem seu tempo de banho. O programa funciona como um verdadeiro despertador ecológico e aqueles que não conseguirem terminar o banho no tempo sugerido são punidos com um toque de música estridente. O app ainda oferece um balanço geral da sua evolução a cada tentativa de otimizar o consumo de água. (webcasas)

Nenhum comentário:

Degradação florestal na Amazônia afeta área três vezes maior que desmatamento

Entre março de 2023 e de 2024, INPE detectou aviso de degradação para 20,4 mil km², maior que os 18 mil km² do período anterior. É necessári...