quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pesquisas sobre aquecimento global e/ou mudanças climáticas

Referência: lista de algumas das mais recentes pesquisas sobre aquecimento global e/ou mudanças climáticas
Há quem diga que não existem evidências científicas do aquecimento global e/ou das mudanças climáticas ou que as pesquisas não indicam ou sugerem que estes fenômenos realmente existam.
Bem, visando colaborar com o debate, listamos abaixo algumas das mais recentes pesquisas sobre o tema.
Damos especial destaque para a pesquisa ‘Recent global-warming hiatus tied to equatorial Pacific surface cooling‘, que apresenta um indicativo sobre a desaceleração do aquecimento, que vem ocorrendo desde 1998. Essa desaceleração, ou hiato como o IPCC classifica, tem sido usada pelos chamados céticos do clima como argumento para dizer que está errada a crença científica de que a emissão de gás carbônico na atmosfera aumenta a temperatura do planeta. Para eles, essa conclusão sobre o impacto negativo das emissões de gás carbônico é exagerada.
No entanto, a polêmica se dá porque a maioria dos cientistas concorda que o aquecimento tem se mantido linear nesse período, mas justamente porque a maior parte do calor teria ido para o oceano*.
Sendo assim, a superfície terrestre estaria, sim, enfrentando uma pausa no aquecimento, mas porque a energia presa pelos gases do efeito estufa seria ‘enterrada’ debaixo da superfície do oceano, “transferindo” o aumento de temperaturas.
Destacamos que esta pequena lista não é de artigos de opinião, mas pesquisas devidamente publicadas em relevantes revistas científicas e submetidas a revisão por pares.
Uma boa explicação de como funciona a revisão por pares pode ser encontrada no European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar), em http://www.eufic.org/article/pt/artid/the-scientific-peer-review-process/. Vejam, abaixo, alguns pontos desta explicação:
Como é que funciona?
Quando a investigação é submetida para publicação numa revista científica com revisão por pares, a revista convida vários (normalmente dois ou mais) especialistas independentes para avaliarem a credibilidade do trabalho. Estes especialistas apreciam a metodologia científica, os resultados e as conclusões apresentadas pelos autores, questionando se a ciência é tecnicamente credível, se a interpretação realizada é consistente com os dados apresentados e se a investigação é inovadora e abre portas a novas perspectivas de investigação.
Geralmente, os revisores são anônimos, não recebem honorários pela sua avaliação e não devem ter conflito de interesses relativamente à investigação apresentada. Se o artigo revisto pelos pares não cumprir os requisitos, o editor pode não aceitá-lo para publicação ou então solicitar alterações de acordo com críticas dos revisores, dando oportunidade aos autores de reagirem e reverem o seu manuscrito. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...