domingo, 23 de fevereiro de 2014

Lobão garante abastecimento mesmo com nível abaixo

Lobão garante abastecimento mesmo com nível abaixo do esperado de reservatórios
Segundo o NOS, reservatórios devem chegar a abril com 43% no mínimo no SE/CO.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu  que não haverá desabastecimento de energia elétrica "em nenhuma circunstância", ao ser perguntado sobre a previsão do Operador Nacional do Sistema Elétrico de que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste terão de atingir até o final de abril o nível mínimo de 43% para que o sistema atravesse o período de seca sem dificuldades. "Mesmo que não se chegue a esse nível, não teremos desabastecimento", reforçou o ministro, ao chegar ao ministério em 19/02/14.
Questionado sobre o custo da geração de usinas termelétricas para garantir o abastecimento, Lobão lembrou que as térmicas foram construídas para operar quando forem necessárias. "As térmicas são feitas para isso. Elas são uma reserva estratégica em um momento de dificuldade", disse, antes de admitir que garantir energia custará mais caro. 
Sobre a possibilidade de que o Tesouro banque esse custo para evitar impactos para o consumidor e sobre o caixa das distribuidoras, o ministro respondeu que essa "é outra história".  "Ainda não decidimos", acrescentou.
O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse em 18/02/12 que o  valor previsto para os reservatórios no final de abril é adequado para que não sejam necessárias grandes afluências de maio a novembro e se inicie o próximo período úmido com um nível de água nos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste entre 30% e 40% . Segundo o ministro,  o governo deseja que se chegue a abril com o volume esperado pelo ONS, que ele considera confortável. (canalenergia)

Nenhum comentário:

Aquecimento global é pior para os mais pobres

O aquecimento global reflete a desigualdade institucionalizada, pois, atinge diretamente aqueles que possuem os menores recursos à sobrevivê...