quinta-feira, 20 de março de 2014

Previsão de Consenso para o outono 2014

Previsão de normalidade das chuvas para o nordeste do Brasil
A previsão por consenso para o trimestre março a maio de 2014 (MAM/2014) indicou uma maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos dentro da categoria normal para o semiárido da Região Nordeste, que inclui o Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba e Pernambuco e extremo norte da Bahia, com a seguinte distribuição de probabilidades: 25%, 45% e 30% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Ainda não se descarta uma grande variabilidade temporal e espacial das anomalias de precipitação sobre o norte da Região Nordeste, típica de anos considerados normais. Para o norte da Região Norte, desde Roraima ao norte do Pará, a maior probabilidade é de ocorrência de totais pluviométricos na categoria acima da faixa normal, com distribuição de probabilidades igual a 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal, respectivamente. Para o oeste da Região Sul, a previsão por consenso indica maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos no período abaixo da faixa normal, com a distribuição de probabilidades igual a 25%, 35% e 40% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal, respectivamente. Para as demais áreas do Brasil, a previsão indicou igual probabilidade para as três categorias. No decorrer do referido trimestre, a previsão por consenso indicou temperaturas acima da faixa normal na parte mais central do Brasil e em torno da normal climatológica nas demais áreas do País.
Temperatura da superfície do mar 
A temperatura da superfície do mar (TSM) ainda se mantém próxima à normalidade na maior parte da faixa equatorial central do Oceano Pacífico. Persiste, também, a condição de neutralidade do fenômeno El Niño/Oscilação Sul, embora águas mais aquecidas que a climatologia tem permanecido no oeste do Oceano Pacífico. Também podem ser observadas anomalias positivas de TSM sobre o Oceano Atlântico Sul, próxima à costa das Regiões Sudeste e Sul do Brasil e da costa da África. Da mesma forma, águas mais aquecidas podem ser observadas no Oceano Atlântico Norte, próximo ao Caribe e a costa leste dos Estados Unidos. Já, próximo à costa da Região Nordeste do Brasil predomina a condição de normalidade.
Estações do ano 
20/Mar - 13h57 – Outono
21/Jun - 07h51 – Inverno
22/Set - 23h29 - Primavera
/Dez - *20h03 - Verão
Fonte: IAG /USP cptec*Não corrigida para Horário de Verão (inpe)

Nenhum comentário:

Mudanças Climáticas: o que podemos fazer?

Desligue aparelhos e lâmpadas que não estão sendo usados. Dê preferência ao uso de fontes de energia limpa e renováveis, como a energia sola...