segunda-feira, 5 de maio de 2014

Alckmin prevê dois anos sem racionamento

Nível do Cantareira caiu mais uma vez, para 10,1%, o menor nível registrado na história.
Jaguari – Bombeamento do volume morto começa dia 15/05/14
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse em 04/05/14 que não prevê racionamento de água na Grande São Paulo, mesmo com as quedas dos níveis de armazenamento do Sistema Cantareira. “Nós esperamos que não tenha nem este ano nem o ano que vem.”
O nível do volume útil (a porção de água que fica acima do nível das comportas) do manancial responsável por 47% do abastecimento da Região Metropolitana caiu para 10,1% em 04/05/14, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Trata-se de um novo recorde histórico e um índice 0,2 ponto porcentual abaixo do registrado dia 03/05. Em 04/05/13 o volume era 62,4%.
A partir de 15/05 será bombeado água do chamado “volume morto” (abaixo das comportas) da principal represa do Cantareira, a Jaguari-Jacareí. A Sabesp também intensificou a captação em outras fontes, como o Sistema Alto Tietê, e deu andamento a projetos em regiões mais distantes, como o Sistema São Lourenço, no interior.
Conta
O governo informou em 01/05/14 que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) aprovou a proposta de multa de 30% para quem elevar o consumo de água na Grande São Paulo. A medida está sendo avaliada pela Procuradoria-Geral. A intenção é começar a multar em junho, a partir do consumo medido em maio. O cálculo será feito a partir da média do consumo mensal de 2013. Além disso, a Sabesp dá desconto para clientes que reduzam o consumo de água. (OESP)

Nenhum comentário:

Risco de Inundações Costeiras: Impacto Global e no Brasil até 2100

Inundações costeiras por consequência das mudanças climáticas devem impactar quase 100 milhões de pessoas no mundo até o fim do século, apon...