terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cantareira 'sobe' 10,7 pontos com volume morto extra

A Sabesp anunciou ontem que o nível do Sistema Cantareira vai “subir” 10,7 pontos porcentuais com o uso da segunda cota do volume morto do manancial. 
Conforme o ‘Estado’ antecipou em agosto, a empresa pediu autorização para captar mais 106 bilhões de litros da reserva profunda das represas, mas a solicitação ainda não foi aprovada pelos órgãos reguladores do sistema.
Em 22/09/14 o Cantareira chegou a 8% da capacidade, menor patamar da história. Se o segundo volume morto fosse aprovado ontem, o índice subiria para 18,7%. Quando incorporou a primeira cota, de 182,5 bilhões de litros, em 15 de maio, o manancial estava com 8,2% da capacidade. Essa reserva deve acabar na primeira quinzena de novembro. Há três cerca de três meses, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que não usaria uma cota adicional do volume morto, que tem 480 bilhões de litros.
Agora, a Sabesp afirma que com a segunda cota, somada às transferências de água de outros sistemas, como Alto Tietê e Guarapiranga, para regiões atendidas pelo Cantareira, e a economia de água pela população, garantirá o abastecimento na Grande São Paulo “no mínimo, até março de 2015”, mesmo “na remota hipótese de não chover uma gota na próxima estação chuvosa”, que começa em outubro e vai até março. (OESP)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...