quinta-feira, 19 de março de 2015

ANA divulga Especial sobre a Crise Hídrica

ANA divulga publicação Especial sobre a Crise Hídrica
Brasil tem tido intensa redução nas taxas pluviométricas, prejudicado a oferta de água.
Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e, para lembrar a data e conscientizar a população brasileira sobre o uso consciente dos recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA) apresenta uma análise sobre a Crise Hídrica nas principais partes do país.
Segundo a Agência, o objetivo do levantamento é atualizar a sociedade e contribuir para o debate com relação à atual situação das bacias hidrográficas brasileiras. A ANA) preparou um Encarte Especial sobre a Crise Hídrica, para ser distribuído por ocasião do Dia Mundial da Água, data em que as sociedades de todos os países discutem a situação e desafios da gestão da água. O encarte, que faz um balanço da crise desde 2012 e das ações regulatórias da ANA, acompanha o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos – Informe 2014, divulgado em 20/03/15.
De acordo com o Encarte, desde o segundo semestre de 2012, observa-se uma gradativa e intensa redução nas taxas pluviométricas (chuvas) em algumas regiões do país, que tem prejudicado a oferta de água para o abastecimento público, especialmente no semiárido brasileiro e nas regiões metropolitanas mais populosas e com maior demanda hídrica (São Paulo e Rio de Janeiro).
Outros setores que dependem do armazenamento da água, como o de irrigação e o de energia hidrelétrica, também estão sendo afetados pela falta de chuvas e pelo menor volume de água armazenado nos reservatórios. A redução nos níveis de chuvas verificados mensalmente (desde 2012 no Nordeste e desde outubro de 2013 no Sudeste), em relação à média histórica mensal (dados monitorados desde 1930) traz um fato novo, de natureza ambiental, ainda imprevisível. A compreensão das causas dessas alterações climáticas e das tendências das chuvas interanuais ainda é imprecisa devido, principalmente, ao curto período de observações dessas anomalias.
De acordo com o Encarte, apesar da importância das ações de gestão, e considerando a severidade da seca em decorrência dos baixos índices pluviométricos, deve-se ter atenção especial com as ações estruturantes necessárias para garantir maior segurança hídrica aos sistemas de abastecimento e às atividades produtivas, sendo fundamental reforçar o seu planejamento, providenciar a elaboração dos respectivos projetos e a execução da infraestrutura hídrica, além da construção de um pacto institucional entre os atores envolvidos.
A partir de 20/03/15 a ANA lançará o site Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil e o relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos – Informe 2014. O objetivo do site é apresentar as informações mais atuais sobre diversos aspectos do setor de recursos hídricos, consolidadas pela ANA, de forma simples e objetiva.
No portal, há informações sobre seis grandes temas: quantidade de água, qualidade, usos do recurso, balanço hídrico, eventos críticos (secas e cheias) e gestão. O Encarte Especial sobre a Crise Hídrica, o site da Conjuntura e o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos estão disponíveis no site institucional da ANA conjuntura.ana.gov.br. (imirante)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...