terça-feira, 31 de maio de 2016

Desperdício de alimentos

Só no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Sendo a maior perda (45%) de hortifrútis.
Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano – junto com toda a energia, mão de obra, água e produtos químicos envolvidos em sua produção e descarte (FAO 2013).
O Brasil tem 3,4 milhões de brasileiros que estão em situação de insegurança alimentar, o que representa 1,7% da população.
Segundo relatório da FAO de 2013, 805 milhões de pessoas, ou seja, 1 em cada 9 sofre de fome no mundo.
Você sabia que:
- Cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia. Cerca de 58% desse total é representado por lixo orgânico, formado de restos de alimentos (Akatu)
- Para produção de 1kg de banana são utilizados 500 litros de água (Water food print 2011). A sua casca corresponde de 30 a 40% do peso, ou seja, a cada quilo de banana consumido, se jogarmos fora a casca estaremos desperdiçando até 200 litros de água!
1 banana pesa aproximadamente 120g, ou seja, 60 litros de água para ser produzida. Se jogarmos a casca fora, são desperdiçados 24 litros numa única casca banana não consumida! O que daria para tomar 3 minutos de banho, dar 2 descargas ou lavar o rosto 2 vezes! (Sabesp 2014)
70% da água disponível no mundo é para agricultura (FAO 2013).
Segundo relatório da FAO de 2013, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é jogado fora por ano NO MUNDO, o equivalente ao desperdício de US$ 750 bilhões. Traduzido em recursos naturais, consome cerca de 250 km3 de água e ocupa cerca de 1,4 bilhão de hectares de terra.
A FAO estima que os alimentos desperdiçados correspondem à emissão de 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Se fosse um país, seria o terceiro maior emissor do mundo. (FAO 2013)
No Brasil o desperdício de alimentos está presente em toda a cadeia, sendo:
· 10% campo
· 50% manuseio e transporte
· 30% comercialização e abastecimento
· 10% varejo (supermercados) e consumidor final (EMBRAPA)
Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pesquisadores do Instituto Akatu fizeram a seguinte conta:
Uma família média brasileira gasta R$ 478 mensais para comprar comida. Se o desperdício de 20% de alimentos deixasse de existir em casa, R$ 90 deixariam de ir para o ralo. Guardando esses R$ 90 todos os meses, depois de 70 anos (expectativa média de vida) a família teria uma poupança de R$ 1,1 milhão.
Aprenda receitas com o aproveitamento integral dos alimentos (AIA), utilizando as partes não convencionais de forma saborosa, gourmet e nutritiva.
Ver todas as receitas!
Para alcançarmos uma alimentação saudável, podemos utilizar partes de alimentos que normalmente são desprezadas pela população. Tal atitude é chamada de “aproveitamento integral dos alimentos”. (bancodealimentos)

Um comentário:

Erlend Hildur disse...

Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros credores e nada deu certo. Eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que permanecer firme e buscar o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me indicou a melhor empresa de crédito e não me arrependo de nada depois de contatá-los e meu desejo foi atendido e me foi dado o referido valor que pedi (300.000,00 usd), o dinheiro foi pago em minha conta depois de duas semanas conversando com a empresa e eles não me estressaram ou me deram dor de cabeça para conseguir esse empréstimo deles, outros membros da minha família e amigos que eu encaminhei a eles também obtiveram o empréstimo, eu te amo para entrar em contato com pedroloanss@gmail.com / whatsapp + 1-8632310632. e pegue seu empréstimo rápido e isso é seguro e rápido, você que tem esperança perdida, fé e tudo que você tem tudo só em nome de pegar um empréstimo e nada dar certo, aposte comigo se você tentar esse homem chamado pedro jerome, você vai nunca se arrependa de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e pago diretamente em sua conta bancária, então corra agora e entre em contato com o atendimento rápido no whatsapp + 1-8632310632. peça qualquer tipo de empréstimo e ser-lhe-á concedido. eu te desejo o melhor

Lixo eletrônico: geração cresce mais que a reciclagem

A geração mundial de lixo eletrônico está aumentando cinco vezes mais rápido do que a reciclagem documentada de lixo eletrônico. 62 milhões ...