terça-feira, 1 de novembro de 2016

Conversão de água salgada em água doce!


Você sabia que já é possível transformar água salgada em água doce, ou melhor, em água potável?  Você vai ficar sabendo a partir desse artigo como funciona o processo ou conversão de água salgada para água doce!
Existem milhões de espécies diferentes de seres vivos em nosso planeta, e apesar das diferenças distintas em cada espécie todas tem algo em comum que é a necessidade que todas possuem por água para sua sobrevivência.
A água é o bem e o recurso natural mais valioso, embora não se demos conta disso. Infelizmente as pessoas só sentem falta de algo ou conseguem reconhecer o valor de determinada coisa na ausência do mesmo, justamente isso é o que acontece com a água, que apesar do valor que tem poucos conseguem enxergar tal valor principalmente em países como o Brasil que embora tenha grandes secas em algumas regiões, a maior parte ainda tem água potável em abundancia.

Extinção da água potável!

Embora nosso planeta terra seja muito rico em água, todavia muitos seres humanos carecem desse recurso natural em várias partes do mundo. Apesar de nosso planeta ser composto de aproximadamente 70% de água, seres vivos morrem por não ter água para beber.
Por mais que muitos digam que a água pode acabar em nosso planeta, a realidade é que quando dizem que a água vai acabar isso significa que é água potável, por que é ela que está caminhando em direção a extinção. Dos 70% de água em nosso planeta a maior parte está concentrada nos oceanos e mares e sabemos que as águas dos oceanos e mares embora seja fonte de vida para várias criaturas aquática, todavia para nós seres humanos é uma água que não serve para o consumo por ser água salgada.
A água potável é aquela boa para nosso consumo e essencial para a nossa sobrevivência, à medida que a água potável está se extinguido aumenta ainda mais a preocupação em relação a ela, pois se ela se extinguir nós nos extinguimos junto com ela.
O homem está preocupado explorando e estudando várias coisas, a lua já foi explorada o espaço está sendo explorado e o mais profundo do oceano também enfim se gasta dinheiro com vários investimentos e pesquisas em busca do desconhecido, obviamente seria uma tremenda idiotice se não insistíssemos em um problema que compromete nossas vidas que é o problema ou problemas relacionados à água potável.

 Já existe solução para problemas relacionados à água!

Não precisa ser nem um gênio para saber que a água salgada não vai acabar tão cedo em nosso planeta, todavia a água potável poderá acabar devido o desequilíbrio ambiental que nosso planeta sofre com efeito estufa, desmatamento e outros fatores.
Mas a água salgada apesar de todo o desequilíbrio ambiental está muito longe da extinção e a água salgada pode ser uma grande solução em relação ao problema de falta de água potável.
Alguns países entre eles o Brasil já aderiram à ideia de transformar água salgada em água doce ideia essa genial, que consiste em pegar o que tem em abundancia e transformar no que está se extinguido, uma ótima ideia!
Como funciona o processo de dessalinização?
Bem não faz tão pouco tempo que o processo de transformar água salgada em potável existe. Primeiramente esse processo começou em outros países e agora o projeto já criou vida no Brasil e alias no aqui no Brasil já existe mais de um tipo de projeto.
Método com microrganismos presentes no bambu.
Um dos métodos para transformar água salgada em doce é um processo através de microrganismos presente em pedaços de bambu que fazem à dessalinização da água, esse processo foi desenvolvido pelo pesquisador Galdino Santana, que pesquisou cerca de oito anos para desenvolver um projeto que fosse barato para o consumidor e ao mesmo tempo com poucos impactos ambientais. Método de Galdino já está comprovado que funciona, pois a água que passou por esse processo foi levada para análise e realmente é potável!
Método com filtragem e drenagem através de maquinas.
Existe um processo que já está em ativa aqui no Brasil é o método adotado por empresários que investiram cerca de 3 milhões em equipamentos para a dessalinização da água. Esse método está funcionando em Bertioga SP e tem dado muito certo por que os empresários não acharam restrições em nossa legislação que empeça de pegar água do mar para esses fins.
Em Bertioga barcos retiram a água do mar cerca de 30 km da costa e levam para os reservatórios da empresa onde a água salgada é convertida em potável através de maquinas que fazem à filtragem. A empresa de dessalinização de Bertioga já está comercializando a água tanto no Brasil quanto no exterior. (eusoucurioso)





Nenhum comentário: