quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

As calotas de gelo estão derretendo

Derretimento das Calotas Polares
O que é derretimento das Calotas Polares, Aquecimento Global, Meio Ambiente, geleiras.
O que é
O derretimento das calotas polares é um fenômeno verificado nas últimas décadas e está relacionado diretamente com o aquecimento global. Cientistas que estudam o clima verificaram que, com o aumento da temperatura do planeta, provocado principalmente pela emissão de gases poluentes, as calotas polares estão derretendo.
Um dos grandes problemas do derretimento das calotas polares é o aumento no nível das águas dos oceanos. Este fenômeno pode, muito em breve, causar o avanço do mar sobre cidades litorâneas.
Alguns cientistas mais pessimistas, afirmam que, se nada for feito, muitas ilhas e cidades litorâneas podem desaparecer do mapa (ficarem submersas).
Este fenômeno já pode ser verificado visualmente. Já podemos observar vários icebergs gigantes se formando a partir do desprendimento das calotas polares.
Alguns cientistas discordam da relação entre o derretimento das geleiras e o aquecimento global. Desta forma, este fenômeno ainda tem a necessidade de estudos mais profundos e conclusivos.
Você sabia?
- O Glaciar da ilha de Pine, é a geleira que está derretendo mais rapidamente na Antártida. De acordo com pesquisadores da região, o cume desta geleira está perdendo cerca de 15 cm de altura por ano. Pode ser mais um efeito do aquecimento global do planeta.
Iceberg: uma das causas do derretimento das calotas polares. (suapesquisa)






Nenhum comentário: